Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Teatro do SESI Santos apresenta a Espetáculo AMADIANO

 A montagem, encenada pela companhia Seres de Luz Teatro, homenageia o autor baiano Jorge Amado, que completaria 100 anos em 2012. 
A sessão, gratuita, será no dia 22 de setembro (sábado), às 20h.


Máscaras, bonecos, música ao vivo e jogos de luzes são alguns dos recursos utilizados na tragicomédia musical Amadiano, montagem inédita da companhia Seres de Luz Teatro que será apresentada no dia 22 de setembro (sábado), no SESI Santos, às 20h. A entrada é gratuita.

O espetáculo foi escolhido pelo SESI-SP para homenagear o centenário de nascimento de Jorge Amado (1912-2001). "É uma peça em que a ficção, a realidade, o ritual, a brincadeira, as imagens, os sabores, os cheiros e os sons misturam-se como nos inesquecíveis romances de Jorge Amado”, diz a diretora, Lily Curcio. 

Na narrativa, às vésperas do nascimento de Jorge Amado, um grupo de espíritos se reúne para conversar sobre como influenciará a carreira desta criança que virá ao mundo. Essas entidades, na verdade, são os futuros protagonistas das obras criadas pelo escritor. “Nesta fábula, orixás, arquétipos e sensações fundem-se nos dois universos, o mítico e o da realidade das pessoas simples imersas na crueldade do mundo, dando origem aos elementos fundamentais para a composição dos fatos, lendas e personagens de Jorge Amado”, explica o dramaturgo Paulo Rogério Lopes. 

A montagem, que nasceu a partir da ideia da diretora Lily Curcio, tem como objetivo mergulhar nos desejos, temores e paixões dos personagens mais famosos do escritor, dentre eles Gabriela, Tieta, Dona Flor e Quincas Berro D'água. “Quando se trabalha com bonecos e com máscaras, tudo é possível, e essa magia toca o espectador”, afirma a diretora.

Outro destaque do espetáculo é a concepção cenográfica, na qual papel kraft e projeções são utilizados para estimular o imaginário de cada espectador. O uso de recursos digitais amplia a capacidade de expressão artística e trabalha a favor da fantasia e da poética que se constrói em cena, convidando o público a uma viagem pelo universo fantástico de Amado.

Já a trilha sonora, assinada por Joaz Campos em parceria com o músico e construtor de instrumentos André Pereira, também se inspirou nas vivências da cultura baiana. Os atores interpretam as canções ao vivo, criando atmosferas e paisagens sonoras como o mar, a noite e o amanhecer.

Sobre o grupo Seres de Luz Teatro
Sediada em Campinas, a companhia Seres de Luz Teatro foi fundada em 1994 a partir da parceria de Lily Curcio com Abel Saavedra, iniciada em Búzios, no Rio de Janeiro. A primeira inspiração foi o apaixonado interesse pela linguagem do teatro de animação, tanto na área de manipulação como na construção de títeres e objetos. Depois, foi o universo do clown, linguagem descoberta por meio de Carlos Simioni e Ricardo Puccetti, do LUME Teatro. Dessa forma, o grupo definiu a linha que gostaria de seguir, tendo como objetivo desenvolver com igual intensidade essas duas linguagens e compartilhar o resultado de suas pesquisas com os mais variados públicos em espaços convencionais e também naqueles fora dos grandes eixos de circulação teatral, como hospitais, favelas, praças, escolas rurais e circos. O Seres de Luz Teatro já representou o Brasil em festivais de diversos países, entre eles Noruega, Itália, Suíça, Espanha e Argentina. A companhia também ministra oficinas e workshops de manipulação e clown.

Ficha técnica
Ideia original, pesquisa e direção: Lily Curcio
Dramaturgia: Paulo Rogério Lopes
Direção de produção: Deborah Corrêa
Assistência de direção: Daniel Salvi
Direção musical e composições originais: Joaz Campos

Arranjos: Joaz Campos e André Pereira
Criação e construção de instrumentos: André Pereira
Figurino: Silvana Nascimento
Elenco: Adelvane Neia, Eduardo Brasil, Joaz Campos e Daniel Savi
Concepção cenográfica: Lily Curcio
Adereços, máscaras e mecanismos cenotécnicos: Eduardo Brasil e Silvana Nascimento
Concepção de iluminação e pesquisa de imagens: Eduardo Brasil
Operação técnica: grupo Seres de Luz Teatro
Projeto gráfico: Aida Cassiano

..::SERVIÇO
Espetáculo Amadiano
Local: SESI Santos - av. Nossa Senhora de Fátima, 366, Jardim Santa Maria

Data e horário: sábado (22/9), às 20h
Capacidade: 158 lugares e 1 para cadeirante
Duração: 65 minutos
Classificação indicativa: 14 anos 
Informações: (13) 3209-8230
Entrada franca - os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação. 

Fonte..:: Release por email

(evento_programação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.