Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Saiba quais alimentos beneficiam sua pele

Manter uma dieta equilibrada, além de fazer bem para o organismo como um todo, pode trazer benefícios específicos para a pele. Ao escolher certos tipos de alimentos, é possível melhorar também a cútis, deixando-a com aspecto mais bonito e saudável.

A pele, um órgão como qualquer outro do corpo humano, interage com os demais e funciona como sinal de alerta para problemas e até doenças no organismo, como explica o dermatologista cooperado da Unimed Leste Fluminense, José Trindade Filho. “Por sua vez, os alimentos são o suporte importante para o bom funcionamento de todo o organismo, fornecendo a energia necessária a movimentar toda esta engrenagem”.

No entanto, em tempos de muitos enlatados, congelados e agentes externos como poluição, álcool, cigarro, estresse, raios ultravioleta A e B, ocorre a formação dos chamados radicais livres, que provocam degeneração celular e envelhecimento, explica Trindade. “A ação da luz solar representa um importante coadjuvante neste processo e no surgimento de câncer cutâneo graças aos raios ultravioleta”.

Por seu contato com o meio externo, os efeitos da ação destes radicais livres na pele são logo constatados, tais como: flacidez, desidratação, rugas, atrofia e manchas brancas e marrons. “Além do dano à estética cutânea, também contribui para uma maior propensão ao aparecimento dos cânceres de pele”, alerta, desmitificando a ideia de que o sol é um fator isolado.

E como a alimentação pode ser aliada neste processo? Segundo o dermatologista, se bem balanceados, os alimentos podem ter o papel de antioxidantes. “Eles extinguem os radicais livres ou impedem a sua formação”, explica.

..:: Receita da pele perfeita

O dermatologista indica que uma dieta benéfica à pele deve conter alimentos de baixo teor calórico e as refeições devem ser menores e mais frequentes “em plena paz de espírito, mastigando-se bem os alimentos”. Por fim, deve-se ingerir ao menos dois litros de água diariamente.

Confira abaixo como escolher os alimentos:

Carboidratos: são as principais fontes de energia e podem ser encontradas em massas, frutas, carnes, ovos, biscoitos e tubérculos.

Gorduras: as saturadas devem ser menos consumidas, tais como as carnes vermelhas, os ovos e os laticínios. Já as insaturadas, mais saudáveis, estão nos óleos vegetais como azeite, algodão, milho, girassol e soja, no frango e no abacate.

Fibras: não são nutrientes, mas têm um grande valor energético por facilitar a digestão e baixar o colesterol. Estão presentes nos cereais integrais, raízes (batata, cenoura e nabo), legumes, feijão, lentilha, frutas secas (damasco, ameixa e uva) e frutas frescas (banana, maçã e morango).

Vitamina A: participa da reparação celular e tecidual e é conhecida como vitamina da beleza. É encontrada na cenoura, espinafre, couve, alface, ovos, fígado, peixe, queijos, leite, manteiga e brócolis.

Vitaminas do complexo B: estão presentes no fígado, arroz integral, ervilha, nozes, feijão, peixe e ovos.

Vitamina C: importante para o setor imunológico e nos processos de cicatrização. Estimula a produção de colágeno e pode ser obtida por meio do consumo de laranja, limão, abacaxi, manga, caju e acerola.

Vitamina E: retarda os processos de envelhecimento pela ação antioxidante e inibição da formação dos radicais livres. Está presente no germe de trigo, nozes, amêndoas, semente de girassol, manga, rins, cereais, peixe, carnes e leite.

Sais minerais e oligoelementos: sódio, magnésio, potássio, ferro, flúor, selênio, zinco e cálcio. Estão, em quantidades variáveis, na maioria dos alimentos.
 
Fonte..:: Unimed do Brasil / Unimed Santos

(gastronomia)


 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..