Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Livro sobre a fundação da Vila de SV é lançado nesta sexta (03/08) e fala sobre a contribuição do negro na história da Cidade

Obra foi escrita pelo pedagogo Anguair Gomes dos Santos e fala sobre a contribuição do negro na história da Cidade.

Vicentinos e moradores da Região irão ganhar, no próximo dia 3 de agosto, uma publicação que é uma verdadeira aula de história e conta sobre o início da Primeira Cidade do Brasil. O livro, que leva o título “A Fundação da Vila de São Vicente contada pelo Pai Anastácio”, foi escrito pelo pedagogo Anguair Gomes dos Santos e aborda o tema de uma forma diferente: pela visão dos negros. “Sempre falam da contribuição do branco e do índio para a fundação da Vila, já a contribuição da raça negra é praticamente invisível”, afirma Gomes. O lançamento será realizado a partir das 19h30 na Câmara Municipal de São Vicente (Rua Jacob Emmerich, 1195 – Parque Bitaru). A entrada é livre.

Segundo o autor, a princípio a ideia era contar a história da fundação da Cidade por meio do teatro. “Decidi mudar porque o livro é um material que pode ser guardado e servir como um documento. Com a peça de teatro a história se perderia”, explica.

Para que a obra fosse escrita, Gomes recorreu a registros oficiais encontrados na Câmara Municipal, na Biblioteca da Cidade, na internet e nas memórias de alguns personagens. Após toda a pesquisa, foram necessários quatro meses para que o livro ficasse pronto.

De acordo com o educador, o objetivo é contribuir com o fator histórico e, ao mesmo tempo, educar estudantes. “A publicação será doada para algumas entidades e bibliotecas e os interessados poderão adquirir o exemplar a R$ 15,00”.

Durante o lançamento do livro, também será realizada uma mesa-redonda com representantes da comunidade negra e professores, que abordarão a situação dos negros na sociedade. As presenças devem ser confirmadas pelo e-mail: anguairgomes@yahoo.com.br

O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult), Assessoria Especial de Assuntos da Mulher (AEAM), Câmara Municipal de Cultura de São Vicente, Academia Vicentina de Letras e Artes e Ofício “Frei Gaspar da Madre de Deus”.


(fatos_históricos, publicação_consulta)
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.