Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Livro Digitalizado: Casa de Frontaria Azulejada - Disponível para Download

“Casa de Frontaria Azulejada: um edifício para um arquivo”, do arquiteto Nelson Santos Dias, coordenador do Setor de Documentos Cartográficos do Arquivo Permanente, é o mais novo livro digitalizado pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) e disponibilizado, no formato epub, no site da Fundação, onde o interessado pode fazer download também de outros títulos. Não há limites para cópias que poderão ser feitas gratuitamente. Para isso, basta acessar  clicar AQUI (arquivo PDF).

A digitalização de livros é mais um serviço da Fams dentro de sua política de incentivar e patrocinar atividades que visam um maior acesso da população santista às informações do município. Em um formato de fácil acesso, o e-pub (abreviação de eletronic publication - publicação eletrônica), pode também  ser lido em equipamentos eletrônicos, como computadores, leitor de livros digitais ou até mesmo celulares que suportem esse recurso.


O “Casa de Frontaria” trata de:
“Quando um município cria um arquivo municipal, é comum ser reservado a ele um edifício de valor histórico. Muitas vezes este arquivo dado sua utilização constante legitima o imóvel tornando-o também referência da história dessa mesma cidade. É premente a valorização dos dois patrimônios a partir de um projeto que explore ao máximo as potencialidades de cada um, pois um Arquivo Público tem a função social de conscientizar a população e o poder público da função jurídico-administrativa dos documentos, como fontes de registro de informações, essenciais para o administrador e para a população, na garantia de direitos individuais e públicos.

“O edifício por sua vez que tem valor histórico, arquitetônico ou afetivo e é reconhecido por qualquer conselho de defesa, seja em nível municipal, estadual e federal, com a destinação de ser ali instalado este arquivo, faz com que as responsabilidades aumentem no sentido de garantir sua preservação. Agora, como conciliar as necessidades de conservação da documentação deste arquivo, com as características plásticas e construtivas do edifício, uma vez que a legislação de proteção é distinta? Este estudo visa entender e afirmar como a Arquitetura pode reforçar as duas ideias de patrimônio, analisando cada necessidade, cada especificidade, costurando soluções em um caso específico.

“A partir da análise dos diversos condicionantes, propõe a execução de um projeto de restauro do edifício e sua adaptação como Arquivo Permanente cruzando cada necessidade e adequando-as à solução final, fazendo com que a Arquitetura valorize o documento e o documento valorize a Arquitetura.”


(fatos_históricos, publicação_consulta)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.