Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Fundamentos do Turismo: Turista Psicocêntrico X Turista Alocêntrico X Turista Mesocêntrico

Segundo Stanley Plog, um respeitado cientista social, afirmou que os viajantes poderiam ser classificados em grupos psicográficos, de acordo com seu comportamento e motivação durante a viagem.

Turista Psicocêntrico: Que preferem viajar para lugares já conhecidos por ele e/ou que já foram visitados anteriormente por uma infinidade de pessoas. Os destinos tendem a ser constantes e previsíveis.

Turista Alocêntrico: Que preferem buscar locais novos e diferentes. Tendem a ser mais aventureiros, curiosos, energéticos e expansivas.

clique na imagem para ampliar
Fonte..:: Folha de São Paulo, 03 de Agosto de 2012.

clique na imagem para ampliar 

 
Turista Mesocêntrico:  são intermediários entre esses dois perfis, e são os que apresentam o maior número de pessoas que se encaixam em sua descrição, alinhando-se entre os que determinam essa tendência.

* Semi-alocêntricos são turistas que possuem um perfil de comportamento que varia dentro de uma escala, entre o alocêntrico e o mesocêntrico. O mesmo acontece com os turistas *semipsicocêntricos, que praticam ações com características variáveis em alguns momentos, mesocêntricos e em outros psicocêntricos.

Plog (1987), citado por Wohlke (2005), sugere que no princípio do processo de desenvolvimento um espaço turístico é visitado por um número reduzido de “alocêntricos”, que sig-nificam para o autor turistas autoconfiantes e expansivos. Esses normalmente têm preferência por áreas não-turísticas, porque gostam de experimentar a sensação do descobrimento em áreas ainda não exploradas. Depois, quando o destino torna-se co-nhecido, passa a atrair um crescente percentual de “meso-cêntricos”. Então a destinação torna-se saturada e indivíduos psicocêntricos ocupam o espaço turístico. De acordo com Plog (1987), os psicocêntricos são turistas inibidos que preferem destinações familiares.


(turismo, ecoturismo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.