Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ave JURITI, JURUTI (Leptotila verreauxi)

Características - mede 27 cm de comprimento. Pontas das rectrizes laterais esbranquiçadas e as penas das  axilas e parte inferior das asas ferrugíneas. Extremidade da rêmige primária mais externa afina abruptamente. Alto da cabeça cinza-claro, a região em torno dos olhos azulada, a face dorsal do pescoço verde-cobre e o restante do dorso cinza-pardacento; a maior parte da face ventral é violeta-clara e o abdômen esbranquiçado. Na fêmea, o  colorido geral é mais claro do que o do macho.

Habitat - áreas quentes como capoeiras e campos adjacentes, bordas de florestas densas e cerrados.

Ocorrência - em quase todo o Brasil e também do sul dos Estados Unidos até a Argentina. 

Hábitos - vive no chão solitária ou aos pares. Quando perturbada, foge caminhando sem fazer barulho, ou voa, emitindo um som com as asas, até uma árvore próxima. 

Alimentação - sementes e frutos no chão. Como os demais columbídeos, ao beber, não eleva a cabeça para sorver a água, como o fazem as outras aves. 


Reprodução - faz ninho típico de pombinhas - uma plataforma construída de gravetos e grama, localizada em arbustos baixos ou árvores, eventualmente no chão. Põe 2 ovos brancos ou  cremes a camurça-pálidos, que medem 27-33 x 21-23 mm. O casal participa da incubação, que dura cerca de 14 dias, bem como da alimentação dos filhotes que inicialmente é representada pelo "leite-do-papo". 

Ameaças - caça e destruição do habita.


Fonte..:: VivaTerra

(papo de biologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.