Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Aeroporto Guarujá: o reforço para a região entrar na Copa-2014

Por..:: Victor Miranda
 
“A falta de um aeroporto ainda é a maior deficiência da Baixada Santista”. A declaração da coordenadora-executiva do Comitê Paulista para a Copa-14, Raquel Verdenacci, dá a real dimensão que o empreendimento tem para a região. Afinal, Santos e Guarujá sustentam o sonho de receberem seleções no maior evento futebolístico do mundo.

Mais do que isso, revela também a importância que o aeroporto tem para consolidar a Baixada Santista como destino turístico atraente para milhares de turistas brasileiros e estrangeiros antes, durante e após a competição esportiva.
 
Você acha que Santos e Guarujá têm iguais condições para serem subsede da Copa do Mundo?

Segundo ela, à parte dessa demanda, a estrutura do litoral pode ser considerada muito estimulante por diversas delegações. “Estamos falando de uma região estrategicamente interessante pela proximidade com São Paulo. É uma carência que pode ser suprida e temos visto um esforço muito grande de todos os municípios para solucioná-la”, emenda.

As declarações foram feitas na manhã de quinta-feira, durante o 2º Vip Convention, evento voltado ao Turismo que aconteceu no Ilha Porchat Clube, em São Vicente. A coordenadora-executiva do Comitê Paulista para a Copa-14 apresentou estratégias do Estado para fomentar o setor e analisou as carências e virtudes da Baixada Santista enquanto receptora de turistas. 

 Aeroporto em Guarujá facilita o acesso dos turistas à região. Prefeitura espera vencer a burocracia até março de 2013 para iniciar a licitação

Para Verdenacci, seria um exagero dizer que a ausência de um aeroporto inviabiliza as pretensões da região com a Copa. “Prejudica muito pelo deslocamento até um outro aeroporto. É algo que eventualmente até pode ser compensado com a combinação de uma excepcional estrutura hoteleira e esportiva. Mas não dá para ignorar.”

Centro de treinamento

No caso de Guarujá, há um outro entrave relacionado ao interesse em ser sede de uma delegação: a falta de um centro de treinamento adequado.

“O Município precisa colocar para andar o projeto de adequação do Estádio Municipal (Antonio Fernandes). Na parte de hotelaria, a situação está resolvida, mas a parte esportiva ainda não”, resume.

A coordenadora-executiva do comitê ainda esclarece que é possível que Santos e Guarujá sejam escolhidas. Ou seja, uma candidatura não exclui a outra. Ela conta que algumas seleções já sinalizaram interesse nessas sedes. “Mas não posso dizer quantas e nem quais.”

Ela ainda cita que o Porto de Santos já tem atraído comitivas. “Já há, por exemplo, transatlânticos mexicanos fechados para passar pela cidade durante a Copa do Mundo.”

Por isso ela pede urgência na resolução das pendências, uma vez que estrangeiros já têm sondado a estrutura do litoral. “Uma coisa é mostrar um projeto em obras. Outra é mostrar algo que ainda não saiu do papel, há menos de dois anos da Copa do Mundo”, adverte.

Raquel Verdenacci faz ainda um alerta. Mesmo os municípios que não serão sede de delegações podem se aproveitar do evento esportivo. “Houve uma fase no planejamento que dizia respeito às obras físicas. Isso passou. Agora é hora de se preparar dentro das cidades e mostrar o que temos para vender em termos de turismo”, diz.

Fonte..:: A Tribuna 

(turismo, transportes)

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.