Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 6 de julho de 2012

São Vicente tem programação especial na Semana Constitucionalista de 32

Tradicional desfile cívico acontece nesta segunda-feira (09/07), às 10 horas, na área externa do Centro de Convenções Costa da Mata Atlântica

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Associação Cívica, Cultural e Histórica dos Capacetes de Aço de São Vicente e com a Polícia Militar do Estado, promove de 3 a 9 de julho a Semana do Soldado Constitucionalista de 1932.

A cidade de São Vicente começou a comemoração na manhã da última terça-feira (03/07), no Saguão da Câmara Municipal (Rua Jacob Emmerich, 1195 - Parque Bitaru), onde foi inaugurada a exposição de material e documentos da história do movimento Constitucionalista de 1932.

Nos próximos dias o Município dará continuidade a programação com diversas atrações. Na sexta-feira (06/07), às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal, será realizada uma solenidade de abertura da Semana do Soldado Constitucionalista de 1932.

No sábado (07/07), às 9 horas, na Praça 22 de janeiro, acontecerá o Ato Ecumênico em memória do Movimento Constitucionalista de 1932 e homenagem ao combatente herói Pérsio de Souza Queiroz Filho.

Já no domingo (08/07), às 10 horas, haverá uma cerimônia em memória aos combatentes heróis e translado para a cripta será realizada no Mausoléu do Soldado Herói de 32, no Cemitério Municipal de São Vicente (Largo da Saudade, 100 – Parque Bitaru).

E para finalizar, na segunda-feira (09/07), às 10 horas, acontecerá o tradicional desfile cívico militar, que este ano, após a proibição pelo Ministério Público da realização de eventos nas ruas e avenidas da Cidade, acontecerá no espaço externo do Centro de Convenções de São Vicente (Avenida Capitão Luiz Pimenta, 811 - Parque Bitaru).

História - No dia 23 de maio de 1932, um grupo de estudantes invadiu a sede da Legião Revolucionária, organização favorável ao regime de Getúlio Vargas. Nesse confronto, quatro invasores acabaram mortos. Os jovens Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade são considerados os Heróis de 32. Essa tragédia antecedeu e originou dias depois, em 09 de julho, a Revolução Constitucionalista de 1932, que só terminou em 02 de outubro.

Considerada pelos paulistas como o maior movimento cívico da história de São Paulo, o protesto tinha o objetivo de derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e a criação de uma nova Constituição. Foi a primeira grande revolta contra Vargas e o último conflito armado acontecido no Brasil. Alistaram-se 200 mil voluntários, que levaram suas próprias armas para os combates.

O conflito teve fim já que as condições de São Paulo comparadas às nacionais eram precárias. Percebendo a derrota e que, a ocupação do estado era questão de tempo, as tropas da Força Pública Paulista (atual Polícia Militar de São Paulo) se entregaram. A liderança revolucionária paulista se rendeu em 02 de outubro.

Essa data passou então a ser considerada feriado estadual e comemorada pelas cidades e principalmente na Capital. A homenagem mais tradicional são os desfiles cívico-militares. Em 1995, foi inaugurada uma das maiores obras em homenagem aos ex-combatentes. O Monumento-Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932 tem um obelisco de 72 metros de altura e está localizado em frente ao Parque do Ibirapuera. “Viveram pouco para morrer bem. Morreram jovens para viver sempre” é uma das frases encontradas inscritas no monumento.


(evento_programação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.