Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mongaguá efetiva a coleta seletiva de resíduos

A política de coleta seletiva de Mongaguá ganhou um reforço e tanto nesta início do mês de julho: um caminhão novinho, viabilizado pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, por meio do programa Logística Solidária, integrante do projeto Cataforte (Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis), do Ministério do Trabalho e Emprego.

A coleta seletiva já é realidade no Município, realizado pela Coopermar, que utiliza um caminhão cedido pela Administração Municipal. A diferença é que agora o serviço será regulamentado e normatizado, considerando o novo veículo agregado e a Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis, recém-inaugurada no Jardim Praia Grande, com capacidade para atendimento de 50 famílias.

A Coopermar integra o Movimento Litorâneo de Catadores de Materiais Recicláveis da Baixada Santista, que é parceiro do Movimento Nacional, composto também pela Coopervida (Itanhaém), Aspere (Peruíbe), ABC Marbas (Cubatão), e Cooperativa (Santos). O grupo receberá ao todo três caminhões. O movimento prima pelo fortalecimento comercialização dos materiais em rede.

Cataforte – O Cataforte é fruto da parceria entre a Fundação do Banco do Brasil e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, que conta com o apoio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O objetivo é mobilizar os catadores e estimular sua organização em cooperativas e associações, fortalecendo sua autonomia para gerir e atuar nas diferentes etapas da cadeia produtiva de recicláveis. O projeto prevê ainda equipar as organizações dos catadores, facilitando o transporte, logística e infraestrutura adequada para o desenvolvimento do trabalho.

Coopermar – A cooperativa iniciou sua formação em 2009, após um diagnóstico da Prefeitura de Mongaguá sobre famílias que trabalhavam em áreas de transbordo. Essas pessoas foram reunidas, capacitadas e fomentadas a formarem a cooperativa. Esse processo foi concluído em 2010, com a fundação da Coopermar.

Responsável pela coleta seletiva no Município, realizada às terças e quintas-feiras, a Coopermar recolhe o material, separa por tipo (plástico, alumínio, papel, papelão e outros) e comercializa para indústrias de reciclagem. Vale ressaltar que as indústrias que compram material reciclado de cooperativas têm redução de 50% do seu IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados).

A cooperativa, hoje, é formada por cerca de 20 famílias, mas esse número deve ser ampliado com a nova Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis, no Jardim Praia Grande, que tem capacidade para atender até 50 famílias.

Qualquer munícipe ou comerciante pode agendar a coleta de material, bastando ligar para a Diretoria de Meio Ambiente e se cadastrando. O telefone é (13) 3445-3049.

Fonte..:: Prefeitura Municipal de Mongaguá
Jornalista Responsável: Sergio Sanches (MTb 16.338)
Redator: Eduardo Rodrigues (MTb 46.560)
Repórter fotográfico: Jonas de Morais (MTb 46.798)
imprensa@mongagua.sp.gov.br

(recicle suas idéias)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..