Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 8 de maio de 2012

Inauguração do primeiro Centro de Reciclagem Digital da Baixada Santista + Sala de Inclusão Digital

PROJETO AMBIENTAL E SOCIAL DO SETTAPORT AVANÇA 
E INAUGURA SALA DE INCLUSÃO DIGITAL

O sindicato lançou o primeiro Centro de Reciclagem Digital da Baixada Santista
e inaugura sala de aula no Morro da Nova Cintra. Os computadores foram montados
com componentes descartados.

Na próxima quarta-feira, dia 9, às 09h00, Francisco Nogueira, presidente do Settaport entrega para a comunidade do Morro da Nova Cintra, a primeira sala de inclusão digital, com 10 computadores montados por meio do reaproveitamento de material eletrônico doado ao Centro de Reciclagem Digital, mantido pelo sindicato.

Os cursos gratuitos serão realizadas em um espaço cedido pelo Padre Valfran, da Igreja de São João Batista, que fica na Praça Guadalajara, no alto do Morro, com professores mantidos pelo Settaport.
A sala de inclusão digital do Morro da Nova Cintra é destinada à comunidade local que será atendida conforme a procura.

..:: Sobre a iniciativa 
Por intermédio da Fundação Settaport, o Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo inaugurou o Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico que garante o descarte correto de equipamentos obsoletos e permite o reuso de resíduos de informática.
Hoje, os computadores são produtos de rápida substituição, alto consumo e, quando dispensados de forma errada se tornam uma ameaça à saúde. Isto porque eles liberam no ambiente várias substâncias, como mercúrio, ferro e chumbo. A exposição em excesso a esses agentes químicos pode contribuir para o desenvolvimento de doenças neurológicas, anemia e até câncer.

Por isso, a Fundação Settaport decidiu instalar o Centro em um grande galpão, na Av. Conselheiro Nébias, 85, no bairro do Paquetá, em Santos, onde a população, empresas e instituições podem fazer a entrega de equipamentos. O imóvel tem acesso para carga e descarga, setores para separação por tipo de material (plásticos, metais, cabos, placas etc) e destinação. Os itens sem utilidade estão sendo armazenados e serão vendidos a empresas credenciadas pela Fundação que são especializadas em manufatura reversa, ou seja, em devolver componentes ao estágio de matéria-prima . Com a arrecadação será possível adequar o serviço com a compra de ferramentas, balanças e uma empilhadeira.

Esta primeira unidade da região foi implantada com a orientação do Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (Cedir) do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP, pioneiro no mundo. Entre os principais doadores, até o momento, estão a Unimonte, Escola Técnica Federal de Cubatão, agencias e terminais portuários.

..::Reaproveitamento 
Todas as peças recebidas são avaliadas e as que estiverem em condições de reaproveitamento vão servir para a montagem de computadores que, em perfeitas condições de uso, serão doados para pessoas físicas ou entidades que estão sendo cadastradas pela Fundação.
O projeto do Settaport também inclui a instalação de salas de inclusão digital com professores, em bairros carentes da cidade. O primeiro deles será aberto um uma sala cedida pela Igreja do Morro de Nova Cintra, com 9 PCs para aulas diárias e turmas que iniciam a cada hora.
Quando foi inaugurado, no dia 8 de setembro de 2011, o Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico da Fundação Settaport tinha como meta entregar 200 computadores até o final de 2012. Mas, com o volume de doações a oficina de montagem deve superar este número em máquinas recuperadas.

..:: Ligados para sempre 
Em cinco meses, foram entregues no depósito mais de mil monitores e uma quantidade inesperada de peças e acessórios. Com essa disponibilidade de material, a Fundação decidiu criar uma política de assistência permanente, por meio da qual os aparelhos doados pelo programa terão assistência técnica gratuita e vitalícia. Caso um aparelho apresente defeito ou deixe de funcionar, o usuário pode levá-lo ao Centro de Reciclagem para reparo ou troca.

“Dessa forma, tornamos permanente o compromisso de evitar o desvio do material para locais impróprios, esvaziamos o mercado paralelo de equipamentos e suprimentos de informática e criamos oportunidades para a população de baixa renda, diz Francisco Nogueira, presidente do Settaport.

..:: Brasil lidera ranking de geração de resíduos por habitante
De acordo com o Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente (Pnuma), o Brasil é o campeão na produção de lixo eletrônico per capta no mundo. Cerca de 97 mil toneladas métricas de microcomputadores são eliminadas por ano no País, o que significa que cada morador é responsável por meio quilo de resíduos desse tipo a cada ano. 

Segundo o Pnuma, a geração mundial de lixo eletrônico chega a 47 milhões de toneladas.  Isso significa que o Brasil se responsabiliza por aproximadamente 20% do total.

Ainda não há levantamentos oficiais de quanto do montante eletrônico descartado é reaproveitado no país, mas dados da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) indicam que apenas 10% dos computadores usados pelas empresas associadas são reciclados ou encaminhados para processos de manufatura reversa.

..:: Serviço:
Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico da Fundação Settaport
Av. Conselheiro Nébias, 85 – Paquetá – Santos
Informações e cadastramento:
Tel: 13 3221.2546

(recicle suas idéias)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.