Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Conheça a Lama Negra de Peruíbe - Propriedades e Benefícios + Vídeos



A Lama Negra de Peruíbe é um minério de base argilosa, com origem marinha, que por 120 mil anos foi enriquecida com componentes orgânicos provenientes do oceano e do continente, além de acumular uma incalculável quantidade de radiação solar durante todo este período.


Tecnicamente é considerada um pelóide, que é a designação dada às lamas, lodos, limos e fangos, com aplicação em crenologia.

O nome pelóide define produtos formados pela mistura de água mineral, incluindo as marinhas e de lago salgados que apresentam matéria orgânica e inorgânica, resultantes de processos geológicos e biológicos isolados com finalidade terapêutica.

Este minério, que se tornou exposto quando houve o recuo do mar, na regressão do pleoceno, agrega o potencial terapêutico das argilas à ação da água do mar, do enxofre de fonte orgânica e da radiação solar.

Fazendo uma analogia grosseira, é como se fosse um extrato vivo de nosso planeta, onde estas estão agindo em conjunto, o poder energético da terra, da água, do mar, da atmosfera e do sol. Uma associação elaborada e especial entre os reinos vivos e o mineral, energia telúrica e cósmica.

Podemos imaginar que quando uma pessoa recebe uma aplicação de Lama Negra de Peruíbe, é como se o planeta terra estivesse fazendo nela uma aplicação de Reiki.

Esta é uma visão desenvolvida à partir do convívio e discussão com pesquisadores cubanos, os quais consideram que a capacidade curativa da fangoterapia advem mais de sua qualidade energética que de sua composição química ou geológica.

Porém não podemos deixar de estudar e conhecer estas duas características tão importantes da Lama Negra de Peruíbe e aqui temos uma tabela de elementos químicos em ordem decrescente de importância, além de uma tabela de sua composição geológica.

..:: Como atua a Lama Negra?
Os mecanismos de ação da Lama Negra de Peruíbe ainda não são muito conhecidos quando apreciados do ponto de vista da química analítica ou do ponto de vista da medicina ocidental.

O que se sabe é que ela tem a capacidade de incrementar a velocidade e eficiência das trocas iônicas entre os tecidos e o meio externo, possibilitando a harmonização de alguns processos, como por exemplo, a eliminação de radicais livres de carga positiva, da família dos oxigênios sinclet, pois a Lama Negra de Peruíbe possui um potencial redox próximo a -300, o que lhe confere uma grande afinidade por íons de carga positiva.

Se observada sob a ótica das medicinas energéticas, a ação da Lama Negra de Peruíbe pode ser compreendida como um estimulante da energia vital, estimulando e direcionando o esforço do organismo no sentido de restabelecer a homeostase interrompida.

Costuma-se definir a ação da Lama Negra como antinflamatória ou rejuvenescedora, mas prefiro entende-la como tonificadora ou revitalizadora de tecidos e de suas funções, sendo seu resultado antinflamatório, analgésico e rejuvenescedor apenas consequência da revitalização.

..:: Quais as indicações mais frequentes?
O uso dos recursos termais de uma forma geral não tem limites muito precisos, pois como seu efeito depende da resposta e ação da energia correta, isso estará sempre relacionado com a capacidade inerente a cada pessoa e dependerá de muitos fatores, genéticos, alimentares, mentais e até mesmo ambientais.

Na Europa o estudo do termalismo tem avançado muito rapidamente e as fronteiras de aplicabilidade se ampliam a dia, inclusive com a incorporação de novos hábitos, como o uso interno de produtos termais, seja através da ingestão de lama, extratos minerais e água doa mar, que além de ser utilizada por via oral, também é utilizada por via endovenosa.

No Complexo Thermal da Lama Negra de Peruíbe os tratamentos disponíveis são apenas os tradicionais, aplicações de compressas, cataplasmas e máscaras.

..:: As principais indicações:
• Artropatias crônicas degenerativas, artrite reumatóide;
• Artropatias crônicas e subcrônicas secundárias;
• Gota
• Reumatismo não articular (fibromiosite, tenosinovites, mialgias essenciais ou secundárias, etc.);
• Alguns tipos de neutrites;
• Afecções vasculares periféricas (arterites obliterantes, flebites, moléstia de Reynaud e etc.);
• Afecções dermatológicas, psoríases, dermatites seborréias, acne e etc.;
• Manchas de pele, rugas, celulite e cloasmas.


(turismo)

Para Conhecer Peruíbe e Região
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Boa Noite!
    Meu nome é Eva, Sou esteticista e massoterapeuta, ministro aulas na área de estética, assisti o vídeo sobre a lama negra de Peruíbe, fiquei entusiasmada com o projeto, moro em Maceió alagoas e quero trazer essa novidade para minha cidade.
    Pretendo visitar a sede, quais seria o procedimento?
    meu e-mail evabraz10@hotmail.com
    Fico no aguardo.
    Eva Braz

    ResponderExcluir
  2. Olá Eva, boa tarde!

    Os agendamentos ao lamário são realizados no tel: (13) 3455-8766.
    Muita Luz...

    ResponderExcluir

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.