Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 8 de março de 2012

Imagens Antigas Santos SP: Praça da República e Monumento de Braz Cubas


PRAÇA DA REPÚBLICA 1898 - Domingo pela manhã em Santos, dia de passeio, de descanso, de mostrar elegância. Ainda nem haviam transcorridos dez anos da mudança de nome. Antes, o local chamava-se Largo do Rosário, ou da Matriz, referente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, que se vê ao fundo. Não foi por acaso que a praça foi renomeada como “da República”. A Igreja Católica tinha sua própria imagem nesta época estreitamente associada à monarquia, o regime antigo. A sociedade buscava livrar-se de seu passado e de tudo que ele representava. E a intimidade entre governo e religião dos “tempos antigos” era considerada veneno pelo republicanismo nascente, que tinha no estado laico um de seus pilares. Nesta mesma época, por exemplo, a rua Santo Antonio transformou-se em rua do Comércio. A própria igreja só duraria mais uma década e acabaria demolida em 1908, no período conhecido pela fúria demolidora da República Velha. Uma jovem e turbulenta república, aberta às liberdades e ansiosa por novos tempos, desafios e oportunidades, esse era o sentimento que brotava nas ruas.

Fonte..:: Jornal da Orla


PRAÇA DA REPÚBLICA (1910) - No início de 1910, exatos cem anos atrás, ainda se comemorava a conclusão do novo porto, os 4.726 metros de cais linear do projeto, permitindo a atracação de navios desde o Valongo até Outeirinhos. A última pedra de cantaria da muralha que colocava Santos entre os portos modernos foi assentada, solenemente, em 6 de novembro de 1909. O balanço da Companhia Docas de Santos (CDS) registrou, com júbilo, ao final do ano, a conclusão da obra: “Em 27 de dezembro de 1909, dirigimo-nos ao Governo mostrando que o Porto de Santos está agora aparelhado para, durante muitos anos, oferecer ao comércio e à navegação um cais perfeito e suficiente.” Comemorava-se mais. A começar pelo recorde absoluto na exportação de café, com 13,4 milhões de sacas, o equivalente a 807 mil toneladas, depois pelo aumento da exportações de outros produtos, o que ocorria pela primeira vez com intensidade, e, por fim, somadas as importações, fizeram o ano encerrar com a cifra estonteante para a época de 1 milhão 537 mil toneladas de cargas. Na imagem acima, está a Praça da República, nos fundos da antiga Alfândega, num dia de domingo. Era ali que desembarcavam os passageiros dos navios, que, no ano que acaba de terminar, havia movimentado 279 mil viajantes, também número recorde.

Fonte..:: Jornal da Orla

PÇA. DA REPÚBLICA (1910) - Imagem da então recém-remodelada Praça da República, no centro de Santos. Foi a primeira de várias mudanças pelas quais a praça passou. Na época, havia um forte apelo pela eliminação dos vestígios ainda existentes do tempo colonial e do Império. A jovem república, 11 anos depois de sua implantação, queria mudanças rápidas que exprimissem os novos tempos e promessas. O saneamento havia chegado, os canais estavam em construção, o café anunciava recordes. Novos tempos.

Fonte..:: Jornal da Orla

Foto Antiga Santos - Praça da República. Foto de: José Marques Pereira.

Foto Antiga Santos SP: Praça da República (19-10-190?). Coleção Francisco Carballa.

Cartão Postal Antigo Santos SP Praça da República e Igreja do Carmo (Circulou em 1905). Coleção Fransisco Carballa.

Foto Antiga Santos SP: (1910) Praça da República, logo após sua elaboração.

Foto Antiga Santos SP: Praça da República e Monumento a Brás Cubas (s.d.).

Foto Antiga Santos SP: Praça da República e Monumento a Brás Cubas (s.d.).
Sobre os as lindas luminárias saiba mais AQUI

Foto Antiga Santos SP: (1934) Praça da República, à estátua do Braz Cubas o fundador da Cidade de Santos e o Hotel Washington. o postal, os holofotes que iluminavam o novo prédio da Alfândega, inaugurado recentemente. Acervo: L.J.Giraud.


Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais em Santos SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.