Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Jabaquara Atlético Clube o Jabuca o Leão do Macuco


 O Leão rubro-amarelo

Por..:: Sérgio Silveira

Foram espanhóis os responsáveis pela fundação do Jabuca. Desejosos de terem a oportunidade de recordar a terra querida após a imigração, se reuniram e tornaram realidade o Hespanha Foot Ball Club, depois Espanha Futebol Clube e finalmente Jabaquara Atlético Clube.

Entretanto, foi a cidade de Santos que o acolheu e os santistas que o adotaram como o primeiro clube de muitos e segundo de todos. E já se vão 97 anos.

O popular Jabuca vem desde a sua primeira crise, três anos após a sua fundação em 1914, lutando bravamente, como um leão.

Em 1917, problemas financeiros levaram o clube ao seu primeiro grande desafio: convidar um time de ponta do futebol paulista para um amistoso em Santos e, com a renda auferida, colocar em dia os seus compromissos financeiros. Mas, e o risco de um vexame por uma goleada acachapante?

E havia outra forma? "Então vamos à luta", afirmava o presidente na época. Aliás, a luta sempre foi a tônica no clube.

Resultado do jogo: vitória do Hespanha por 2 a 1, desfile pelas ruas da Cidade exibindo a bola do jogo e a taça conquistada, bandeira conduzida estendida e as pessoas jogando dinheiro sobre ela numa verdadeira coleta, a demonstrar desde ali que os santistas jamais iriam desamparar a nova agremiação rubro-amarela.

E as exibições com garra e fibra, que justificariam o apelido de "Leão do Macuco", só fizeram aumentar o carinho dos torcedores da Cidade pelo clube a ponto de ser criado na década de 50 o slogan "Jabuca - o mais simpático da Cidade".

Quando enfrentava qualquer clube considerado grande do futebol paulista, o Jabaquara tinha a seu lado a torcida de todos os outros rivais do adversário. E pregou grandes peças em todos eles.

A de maior repercussão foi em 31 de julho de 1957, quando derrotou o Santos Futebol Clube por 6 a 4 em plena Vila Belmiro, estando o Peixe com sua força máxima, Pelé inclusive.

Por isso, na passagem de mais um aniversário da nossa querida Santos, Terra da Liberdade e da Caridade, que sempre teve um povo acolhedor, é bom lembrar do saudoso jornalista Adriano Neiva da Motta e Silva, o De Vaney, prêmio Charles Miller de literatura esportiva, que escreveu um dia sobre o Jabuca:

"Acima de tudo, planando alto, sobranceiro, intangível, exemplo vivo de que querer é poder, sejas tu, tu, Jabaquara, que aprendeste com o teu antecessor, o Espanha, a seres uma forja de homens imbatíveis na porfia incessante de te tornar, desde 1914, o que sempre foste, és e serás: um clube imortal!" 

Fonte..:: Jornal da Orla

(fatos_históricos, turismo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.