Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Grupo santista prepara espetáculo para comemorar os 35 anos de carreira profissional de Tanah Corrêa


Um protagonista bem brasileiro e muito popular será o personagem central da ópera Canção para Othello, uma adaptação do escritor pernambucano Vital Santos para o clássico de Shakespeare. O espetáculo, produzido pelo Grupo Tescom – Escola de Teatro e Agência de Artistas e Técnicos, tem estréia prevista para março de 2012 com uma curta temporada em Santos, dando início a uma agenda que vai se expandindo e passando pelas cidades da Baixada Santista, seguindo para a capital paulista, para depois ser apresentada em outros municípios do estado de São Paulo.

Além de ser um projeto cultural ambicioso, Canção para Othello terá um mérito a mais: trazer Tanah Corrêa de volta ao lugar onde tudo começou, para comemorar os seus 35 anos de carreira. Para este momento especial, o Tescom colocou a disposição do renomado diretor uma estrutura ampla e um grupo de profissionais experientes.

Tanah estará à frente de um elenco de 23 componentes e para dirigi-los contará com a assistência de Ana Paula Silva. A cenografia e o figurino serão assinados por Waldir Correia; Rosy Padron cuida da direção musical, Dario Felix e Paola Caruso são responsáveis pelo audiovisual e a iluminação e sonoplastia ficarão a cargo de André Cajaiba.

Por ser um espetáculo com fortes traços da cultura popular brasileira e com uma referência musical intensa, a preparação vai exigir dos atores muita dedicação e um treinamento diferenciado. Para atender a essa proposta, Felipe Romano, diretor do Grupo Quiloa, foi escalado para a direção de Maracatu com coreografia de Rafaela Farias do Nascimento e o contramestre Márcio Santos para o jogo de Capoeira.

A Direção de Produção ficará a cargo dos profissionais Pedro Norato e Karla Lacerda. Idealizadores deste projeto e responsáveis pelo retorno de Tanah Corrêa para Santos, eles são os gestores do Tescom, onde cursos de teatro atendem a mais de 200 artistas. Pedro e Karla também são diretores do primeiro festival de cenas teatrais do Brasil, que está em sua 16ª edição.

“Estou orgulhoso, feliz e lisonjeado com o reconhecimento manifestado pelo Tescom. Vou iniciar os festejos pelos meus 35 anos de trabalho no lugar onde eu dei os primeiros passos na profissão. Além disso, o espetáculo Canção para Othello me oferece a chance de reencontrar uma platéia muito fraterna. Não podia ser melhor”, declara o diretor Tanah Corrêa.
Sinopse do espetáculo

Othello é líder de uma comunidade de pescadores e de um grupo de maracatu. Apaixonado, vive um romance com a adorável Desdêmona, mas o herói é perseguido por Brabâncio, pai da moça, mestre de uma marujada. Othello luta, ainda, contra as armações do invejoso Thiago.

..:: Sobre Tanah Corrêa
Formado em Artes Cênicas pelo Centro Universitário Lusíadas, Tanah Corrêa atua profissionalmente, desde 1977, quando estreou como diretor assistente de Flávio Rangel, no espetáculo O Santo Inquérito, de Dias Gomes, com Regina Duarte. Nascido em Bauru, Tanah veio para Santos com um ano de idade, iniciou uma carreira de sucesso e se tornou um dos maiores símbolos das artes cênicas do Brasil. Durante todos esses anos, trabalhou com grandes atores e incentivou jovens talentos. Fundou novos teatros, elaborou projetos inovadores e lutou incessantemente para que todos tivessem acesso à cultura. Tanah Corrêa construiu uma rica história no teatro, no cinema e na televisão e teve um papel importante como ativista na defesa dos interesses da classe artística, como demonstra o currículo abaixo:

1975 – Secretário Geral da CONFENATA – Confederação Nacional de Teatro Amador
1980 – Diretor do sindicato dos artistas e técnicos do Estado de São Paulo
1984/1985 – Assessor de Cultura do prefeito de Santos – Gestão Oswaldo Justo
1985/1988 – Foi o 1º Secretário Municipal de Cultura de Santos – Gestão Oswaldo Justo
2000 – Fundador do Teatro Plínio Marcos – São Paulo
2000 – Fundador do Cine-Arte Lilian Lemertz – São Paulo
2001/2006 – Membro da CINC – Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura
2003 – Diretor-Presidente da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais
2004 – Fundador da Sala Teatral Linneu Dias
2004/2005 – Presidente da Comissão de Restauração Cênica e Inauguração do Teatro Coliseu, em Santos



(evento_programação)









Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.