Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Área Continental de São Vicente tem enorme potencial Ecoturístico (Acaraú e Paratinga)

 A Área Continental possui enorme potencial para atividades de ecoturismo, mas falta o envolvimento dos setores públicos, privado e comunidade para o desenvolvimento de projetos. Essa é a conclusão de Renato Marchesini, turismólogo e gestor de projetos que atua em todas as cidades da Baixada Santista, após tomar conhecimento da reportagem “Paratinga não é mais a mesma”, publicada em novembro, pelo Continental News.

Como profundo conhecedor das potencialidades turísticas do litoral, ele lembra que o bioma de Mata Atlântica, com magnífica flora, fauna e recursos hídricos, as cachoeiras de Paratinga, as ruínas da Capela e Engenho Sant’anna, onde Frei Gaspar da Madre de Deus morou, e a Estação Ferroviária, edificações históricas que fazem parte de Acaraú, são algumas das atrações que podem ser exploradas turisticamente. “No local, assim podemos trabalhar com atividades de caminhadas ecológicas, estudo do meio, montain bike, passeios de cavalo e charrete entre outros”, disse, lembrando que o modelo para ser aplicado na Área Continental é o turismo de base, que oferece a possibilidade dos moradores gerarem renda, ao mesmo tempo, em que se envolvem com a receptividade dos turistas e atuam como agente de preservação do meio ambiente.

No entanto, para que todo o potencial turístico da região traga dividendos para o município e comunidades que vivem nessas reservas naturais, é preciso que ações sejam feitas. Na avaliação de Marchesini, que também é especialista de ecoturismo, antes que sejam criados roteiros, é necessário fazer um diagnóstico turístico, ambiental, social e econômico da região. As ações só poderão ser tomadas depois que os estudos, feitos por profissionais habilitados, apontarem as potencialidades e viabilidades. Além disso, é fundamental que sejam traçados metas para implantação de infraestrura, assinados termos de conduta e criados roteiros turísticos. “O município de São Vicente, por meio das secretarias de Turismo e de Meio Ambiente, e Fundação Florestal (órgão do governo do Estado) poderia gerar convênios e parcerias em projetos, pois a região fica no entorno do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Itutinga-Pilões, conforme aponta Plano de Manejo. Ou até mesmo convênios com universidades regionais, contratação de empresas ou profissionais habilitados para realizar os levantamentos de dados”, sugeriu.

Entre os principais problemas que podem inviabilizar a operacionalização dos roteiros turísticos na região, Renato destaca: dificuldade de acesso, falta de segurança, inexistência de sanitários e lixo abandonado.

..::Ações Municipais
O secretário de Turismo de São Vicente, Brito Coelho, informou que a prefeitura está desenvolvendo ações para que o parques da cidade sejam melhor utilizados por turistas.  

Inicialmente, as ações estão concentradas no Parque Ecológico Voturuá, onde fica o Horto Municipal, que passa por reformas. A prefeitura pretende criar três trilhas que passem pela antiga pedreira que funcionava no local. Depois de concluídas esta etapa, Coelho informou que os trabalhos se concentrarão no Parque Estadual Xixová Japuí, onde uma universidade já está realiza estudos de potencialidades e foi aberta uma discussão com a sociedade para definir o que deve ser implementado.

O Parque Estadual da Serra do Mar, que fica na Área Continental, só receberá atenção municipal depois que forem concluídos os trabalhos nos outros dois parques da cidade. Coelho explicou que a intenção é fazer um levantamento das potencialidades da região, demarcar os limites do parque por GPS e desenvolver roteiros ecológicos. Além disso, a intenção é trabalhar em parceria com as empresas que atuam na região com o objetivo de para criar roteiros ferroviários e circuitos de Off Road. Ao mesmo tempo, Coelho esclarece que o plano pretende envolver a comunidade com ações de turismo sustentável. “Queremos fazer o reordenamento para que nossos parques sejam utilizados, turisticamente, de forma correta”, ressaltou.


(ecoturismo)


Para Roteiros de Ecoturismo em São Vicente e Região


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.