Estão expostos 1.328 troféus, conquistados por atletas de Santos, além de livros, jornais, audiovisuais e fotos.
Instalado no Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças, na Ponta da Praia, o museu é considerado um dos principais espaços para pesquisa sobre esportes. “Nosso objetivo é resgatar, preservar e testemunhar a história esportiva da cidade”, afirma Márcia Janete, coordenadora do Centro De Vaney.
Foto de..:: Rogério Bonfim
A unidade municipal dispõe de biblioteca e hemeroteca, arquivo (com documentos a partir de 1939), acervo fotográfico e material específico com resenhas sobre várias modalidades. Em parceria com a Secult (Secretaria de Cultura) e Fams (Fundação Arquivo e Memória de Santos), o Centro De Vaney desenvolve um programa audiovisual sobre os feitos dos grandes atletas da cidade.
..:: Jornalista ::..
Um dos mais importantes jornalistas esportivos do país dá nome ao equipamento. Adriano Neiva da Motta e Silva, o De Vaney, iniciou no jornalismo aos 17 anos e dedicou os 63 seguintes à profissão.
Polêmico, combativo e culto, despertou admiração e temor pelo estilo, desmitificando personagens até então intocáveis com sua observação critica.
Seu acervo resultava da inquietação natural diante da falta de literatura esportiva que o impelia a buscar paralelos entre vários assuntos. O resultado de suas pesquisas era transformado nas mais saborosas crônicas.
Em 1955, Santos foi considerada a cidade mais esportiva do pais graças a seu empenho em responder as questões formuladas pelo Jornal O Globo. De Vaney conquistou 34 prêmios em concursos de literatura esportiva. Ele morreu em 1991.
..:: Serviço ::..
O Centro De Vaney funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone 3269-8080. O endereço é Praça Engenheiro José Rebouças s/nº, Ponta da Praia.
Fonte..:: Prefeitura Santos
(turismo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...