Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Diferença entre Grupos e Equipe: Comportamento Corporativo

TRABALHAR EM EQUIPE

É buscar resultados, operando em conjunto, compartilhando experiências e conhecimentos, estimulando-se mútua e constantemente. Essa é a teoria.

Trabalhar em equipe é uma necessidade. Ninguém parece ter dúvidas quanto a isso, mas a execução de qualquer realização, contando com o apoio de todos os envolvidos num projeto, depende de uma série de fatores, nem sempre levados em consideração pelos participantes. Sabe-se porém que quando todos concordam com as decisões aprovadas pela maioria, se unem em torno de um mesmo objetivo e realizam o trabalho em equipe, apesar das eventuais divergências internas, a tendência é que os resultados sejam os melhores possíveis...

Na prática, porém, nem sempre funciona como deveria. Há casos, realmente, em que a soma das partes supera o todo – um ajuda o outro, uma idéia complementa a outra e por aí afora (EQUIPES).

Mas há outros em que tudo o que se tem é, no máximo, um ajuntamento de pessoas, jamais uma equipe. Nesses casos, a única coisa que se consegue somar são os atritos e os desentendimentos (GRUPOS).

1.GRUPOS

– muitos não sabem, ao certo, o que eles ou os outros devem fazer;

– objetivos, quando existem, não são claros;

– há competição dentro do grupo;

– não há comunicação entre os integrantes e com o líder;

– está entregue à própria sorte.

2. EQUIPE (Time)

– cada um possui um papel definido dentro do time;

– o objetivo é concreto e mensurável;

– a competição é externa e visível; o time precisa se unir;

– os integrantes comunicam-se entre si e com o líder;

– existe um técnico – líder.

Vantagens

1. Possibilita o intercâmbio de idéias e experiências. Você lança uma questão, alguém sugere algo, outro vem com uma alternativa e daí por diante.

2. A tendência é um aumento da produtividade. Todos colaboram com todos. A soma dos esforços conduz mais rápido a resultados.

3. A diversidade também costuma estimular os negócios. Os estilos diferentes das pessoas fazem com que os vícios e hábitos contraproducentes se diluam e dêem lugar à eficiência e à eficácia.

4. As pessoas não ficam isoladas no seu canto. Trocando informações, acabam tendo uma visão mais geral do trabalho e da empresa.

5. Quando a equipe está sintonizada na mesma estação, as pessoas se entendem por música. Assim, não há perda de tempo explicando o básico, o que é preciso fazer, nem as razões.


Dificuldades

1. Há pessoas que não têm desempenho tão bom em equipe. Há técnicos que se dão melhor trabalhando sozinhos. Colocá-los para liderar um time pode criar mais problemas do que soluções.

2. Há pessoas que tendem mais a enrolar do que a produzir. No meio de uma equipe, nem sempre é fácil identificá-las de imediato.

3. Em alguns casos, fica difícil avaliar o resultado individual. É possível que quem carregou o piano leve menos créditos do que aquele que sabe tudo de marketing pessoal.

4. Os profissionais ambiciosos ou altamente qualificados podem ficar frustrados em equipes que não acompanham seu ritmo.

5. Lidar com pessoas nem sempre é fácil. Se às vezes conviver com o marido ou mulher já é complicado, o que dirá administrar “egos”. Brigas profissionais podem virar desavenças pessoais.



Fonte..:: Apostila Gestão de Empreendimentos Turísticos – Versão 4 – Renato Marchesini, 2010.

(recicle suas idéias)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.