Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Tratado de Versalhes: O Fim da Primeira Guerra Mundial

Por..:: Kátia Dutra

Em 28 de junho de 1919, os países europeus assinavam o Tratado de Versalhes, que deu fim à Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O acordo de paz documentava a Alemanha como a responsável pelo conflito mundial e estabelecia as despesas, multas e exigências políticas, militares e econômicas que deveriam ser cumpridas pelo país. Punitivo, o documento conta com 440 artigos e mais uma quantidade considerável de apêndices que redefinem as fronteiras da Europa, obrigando os povos germânicos a devolver territórios e ceder alguns como compensação da guerra.

Assinado na cidade de Versalhes, na França, o tratado demorou cerca de seis meses para ter todos os seus termos definidos e é conhecido como uma continuação do chamado Armistício de Novembro, assinado em 1918, em Compiègne, e que pôs fim aos confrontos armados.

Muitos historiadores posicionam o crescimento do nazismo como uma conseqüência cultural do Tratado de Versalhes. Sabe-se que o rigor empregado em relação ao posicionamento da Alemanha na guerra foi massacrante para a economia alemã, que ficou devastada com a guerra e as despesas seguintes. Desta forma, as imposições fizeram com que se espalhasse um forte sentimento de revanchismo e revolta entre a população alemã. Para se ter uma ideia, o período do pós-guerra, entre 1920 e 1930, é marcado por uma crise moral e econômica na Alemanha, que deu espaço à filosofia nazista e a teoria do povo ariano. Mais tarde, este sentimento levaria o país à participação em um novo conflito armado: a Segunda Guerra Mundial.

O montante total pago pela Alemanha foi definido pela Tríplice Entente, principalmente França e Inglaterra, durante o estabelecimento da Comissão de Reparação. O valor oficial é de 269 bilhões de marcos alemães – dos quais 226 bilhões, como principal, e mais 12% do valor das exportações anuais da Alemanha. Em 1921, a dívida foi reduzida para 132 bilhões de marcos.

Exigências impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes:

1. Reconhecimento da independência da Áustria;

2. Devolução dos territórios da Alsácia-Lorena à França;

3. Devolução à Polônia das províncias de Posen e Prússia Ocidental;

4. As cidades alemãs de Malmedy e Eupen passariam para o controle da Bélgica;

5. A província do Sarre passaria para o controle da Liga das Nações por 15 anos;

6. A região da Sonderjutlândia deveria ser devolvida à Dinamarca

7. Pagamento aos países vencedores, principalmente França e Inglaterra, uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra. Este valor foi estabelecido em 269 bilhões de marcos.

8. Proibição de funcionamento da aeronáutica alemã (Luftwaffe)

9. A Alemanha deveria ter seu exército reduzido para, no máximo, cem mil soldados. Sem tanques, sem artilharia pesada, sem suprimentos de gás, sem navios ou aviões;

10. Proibição da fabricação de tanques e armamentos pesados;

11. Redução da marinha alemã para 15 mil marinheiros, seis navios de guerra e seis cruzadores;

12. Desmilitarização permanente e ocupação aliada por 15 anos da província do Reno.

Entenda a Primeira Guerra Mundial:


Fonte..:: Redes Moderna

(fatos_históricos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.