
Créditos imagem..:: Renato Marchesini
A comparação entre os biomas do norte do País com o da Mata Atlântica se justifica principalmente pelas semelhanças do Rio Itanhaém com o maior rio do mundo, o Amazonas. O fenômeno ocorrido no Rio Negro e no Rio Solimões, na Amazônia, é similar com outro encontro no Litoral Sul Paulista: o das águas do Rio Branco com as do Rio Preto.
O Rio Branco surge na Serra do Mar, na capital paulista, e possui águas mais cristalinas. Já o Rio Preto tem características de águas mais escuras, tendo sua nascente em Peruíbe. Os dois rios caminham até desaguarem no Rio Itanhaém, resultando em um belo espetáculo natural.
O rio que leva o nome da Cidade é o principal ponto deságue, recebendo as águas de muitos rios que cortam o Município. Em toda esta grande reserva natural, há uma grande biodiversidade preservada ao longo da Mata Atlântica.
A vegetação predominante no Rio Itanhaém é o manguezal, predominando restinga no Rio Branco e no Rio Preto. Por toda esta vegetação, há uma grande variedade de espécies de animais silvestres. Entre os peixes encontradas, prevalece as espécies de águas salobras (com salinidade intermediárias entre doce e salgada), como o Robalo, Tainha, Parati e Bagre.
Segundo o funcionário do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Ângelo Dalbão Cachoni, que realiza constantes viagens pelo Rio Itanhaém, em toda esta região residem muitas comunidades ribeirinhas. “São pessoas que preservam a cultura caiçara, há muitas chácaras e fazendas. Ainda há muitos munícipes que vivem a agricultura de subsistência, onde plantam, colhem e pescam para suprir suas necessidades”.
De acordo com Ângelo, toda esta biodiversidade é bastante preservada. Porém, é importante o munícipe ter consciência de não jogar lixo nas valas, rios e vias públicas da Cidade. “O sistema de Itanhaém é quase todo feito por valas, portanto, quando a população joga lixo nas ruas e nas valas, vai parar tudo no Rio Itanhaém, que é principal ponto de deságüe do Município”.
MATAS CILIARES – Preocupada com a preservação ambiental, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, está trabalhando no Programa Municipal de Preservação, Monitoramento e Controle da Vegetação Ciliar – matas que tem importante papel na proteção dos rios da Cidade.
O objetivo é identificar e mapear a vegetação ciliar de rios e, ao final do trabalho, elaborar um plano de ação para a futura recuperação das áreas degradadas. Esse trabalho é feito por equipe de agentes ambientais e técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.
A faixa que será mapeada seguirá o Código Florestal Brasileiro, variando de acordo com largura do curso d’água. Quanto maior a largura do rio, maior a área de preservação.
LIXO ZERO – Outro importante trabalho ambiental na Cidade é o Projeto Rio Itanhaém Lixo Zero, também da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Surgidos em 2005, os trabalhos são realizados por agentes ambientais e consistem na limpeza de pontos específicos da bacia hidrográfica do Rio Itanhaém, com a coleta de detritos que ficam suspensos nas águas, retidos em áreas de mangue, margens dos rios e locais com grande freqüência de usuários e pescadores.
No período da primeira etapa do programa, de julho de 2005 a março de 2007, foram recolhidas quase 12 toneladas de lixo, e as ações de educação ambiental envolveram mais de 3.500 atendimentos, desenvolvidos com a população e escolas. Na segunda etapa, que começou em 2008, o projeto está mais focado em alunos da rede municipal de ensino. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, de julho de 2008 a abril de 2011, foram coletados 8.354 kg de lixo por 145,3 m³.
Fonte..:: Prefeitura Municipal de Itanhaém
Conheça mais a cidade de Itanhaém participando dos roteiros da R9 Turismo: Tour Itanhaém, Passeio de Barco e Caminhos de Anchieta. Entre em contato e reserve seu passeio!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...