Por..:: Morgana Monteiro
O Festival este ano está ainda maior. Acontecerá de 11 a 15 de novembro (um dia a mais do que no ano passado), no Kartódromo Municipal. Além de trazer o que há de melhor na cultura nordestina, com sua culinária, danças, folclore e artesanato típicos, haverá shows com artistas do calibre de Daniela Mercury, Zé Ramalho e Cavaleiros do Forró. O Festival Cubatão Danado de bom traduz o clima festivo e o resgate da cultura nordestina do município, que tem 60% de migrantes dos estados do Nordeste ou descendentes deles.
Este ano, além das atrações musicais, exposições, feiras e gastronomia, várias ações acontecem pela cidade de Cubatão. Na Fábrica da Comunidade, por exemplo, as oficinas de arte e artesanato são realizadas com o tema nordestino. Já a Secretaria de Esportes mantém a barraca “Danado de bom”, com aulas rápidas de artesanato nordestino como fuxico, bonecos de barro e crochê. E a Secretaria de Educação prepara, para a segunda quinzena de setembro, aulas de cordel para alunos de várias escolas da rede municipal.
“Cubatão Danado de bom” entra para o calendário turístico estadual
O Festival “Cubatão Danado de bom” agora faz parte do calendário turístico estadual. A lei 14528 foi sancionada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmim, no último dia 2. O projeto de lei é de autoria do deputado José Bittencourt (PDT).
“É ótimo para Cubatão ter uma festividade que faça parte do calendário estadual de turismo. Isso deixa ainda mais clara a importância do ‘Cubatão Danado de bom’, que gera renda, emprego e movimenta turisticamente nossa cidade e toda a região, por consequência”, comemorou Luiz Carlos Costa, secretário de Turismo de Cubatão.
Ainda segundo o secretário, a inclusão do Festival de Cultura Nordestina no calendário paulista de turismo transforma a Festa em uma referência para a região e consolida-o como o maior evento nordestino realizado fora do Nordeste. “É uma notícia muito boa. As pessoas terão a oportunidade de conhecer Cubatão através desse Festival e, ainda, ver de perto uma cidade cheia de belezas naturais”, afirmou Luiz Carlos Costa. A novidade ainda pode ajudar a cidade a pleitear o direito de se tornar estância turística. Dos municípios da Baixada Santista, Cubatão é o único que ainda não possui esse título, já que as oito cidades são estâncias balneárias.
O Festival de Cultura Nordestina de Cubatão foi consolidado ano passado, em sua 1ª edição, como o primeiro evento turístico do município. Foram mais de 25 horas de apresentações musicais ressaltando as raízes nordestinas. O evento reuniu cerca de 50 mil pessoas, mais de 20 artistas convidados de renome regional e nacional, gerou 300 empregos diretos, formou 30 jovens como produtores culturais e contou com a participação de 20 mil alunos envolvidos em atividades educacionais especiais.
Fonte..:: Prefeitura de Cubatão
(evento_programação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...