A história da implantação dos canais de drenagem na cidade de Santos é contada pelo documentário “Os Canais de Saturnino”, que foi realizado sob a inspiração da exposição fotográfica homônima promovida pela Fundação Arquivo e Memória de Santos – FAMS em 2006.
No final do século XIX, a situação sanitária da cidade era precária. O lixo era jogado nas ruas e córregos, que dificilmente desaguavam no mar. Faltava um sistema de esgoto encanado. A cidade foi assolada por epidemias que começavam a avançar pelo interior do Estado de São Paulo, ameaçando a mão-de-obra (imigrantes) utilizada na lavoura do café, além de tornar maldito o principal porto de exportação do Brasil. Então, o governo estadual interviu na municipalidade, através de comissões para a realização de obras e campanhas. Como engenheiro-chefe da Comissão de Saneamento de Santos, Saturnino de Brito projetou um sistema de esgotos e os canais de drenagem pluvial, dois sistemas sem ligações entre si. A obra de Brito foi fundamental para o desenvolvimento da cidade nas primeiras décadas do século XX.
Fotografias da construção e da inauguração dos canais são mostradas no documentário, que também conta com um ator no papel de Saturnino de Brito.
Com 25 minutos de duração (exceto os créditos), "Os Canais de Saturnino" é destinado a um público bem abrangente, desde alunos do ensino fundamental até historiadores, arquitetos e engenheiros civis, entre outros. Pode ser utilizado como material de apoio às aulas de história da região da Baixada Santista.
O filme foi lançado em evento aberto ao público, com a presença de autoridades municipais e estaduais, no Espaço Cultural Casa da Frontaria Azulejada, em Santos/SP, no dia 14 de julho de 2010, data escolhida por ser o aniversário de nascimento do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito, que completaria 146 anos. No mesmo local foi remontada a exposição de fotos sobre os canais, com imagens desde 1907, quando foi inaugurado o primeiro canal, até os dias atuais. A Fundação Arquivo e Memória de Santos – FAMS vem realizando, ao longo de sua existência, exposições fotográficas de seu acervo, visando preservar a memória e promover a história da cidade de Santos, além de divulgar o trabalho da própria FAMS e o conteúdo do seu acervo.
Cópias do filme em DVD, legendado em três idiomas, podem ser fornecidas gratuitamente para escolas e instituições interessadas. As escolas da rede municipal de ensino de Santos já receberam cópias para uso como material paradidático.
Os interessados em exibí-lo em instituições poderão fazer pedidos diretamente à Fundação Arquivo e Memória de Santos (http://www.fundasantos.org.br/), realizadora do projeto.
Assista o trailler:
(fatos_históricos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...