Por..:: Valentina Resende
Eu vivo neste mesmo mundo louco de todos os brasileiros, com trânsito, enchentes, etc. e nunca chego atrasada a lugar nenhum! Em compensação, vivo esperando todo mundo! É horrível! Sinto-me desrespeitada.
Dá vontade de ir embora e pronto. Um dia eu fiz isto em uma entrevista para apresentação de um projeto. Meu potencial cliente me deixou esperando por 40 minutos. Eu fui embora e pronto! Perdi o cliente? Não.
Ele me ligou todo delicado, pedindo mil desculpas, marcou outro encontro e chegou na hora.
Em outra ocasião, fui convidada para um jantar, cheguei na hora e a dona da casa não tinha voltado do cabeleireiro, acreditam? Fiquei lá, com cara de pamonha, sendo atendida pelo marido dela que nem me conhecia direito.
Foi bem constrangedor. Os outros convidados chegaram mais de uma hora depois, quando a anfitriã já havia chegado e desconcertada fiquei eu, que estava certa de ter chegado na hora marcada!
Nem mesmo no Brasil, onde todo mundo atrasa ou dá solenes canos nas pessoas, pode-se considerar esse comportamento como norma ou convenção.
Brasileiros e brasileiras! Vamos nos esforçar e parar de chegar atrasados ou simplesmente não comparecer a compromissos assumidos, mesmo que seja com sua mãe ou com a gatinha da balada que você nem está mais a fim. Telefona para ela, cancela de maneira delicada. A vida anda e as coisas mudam! Um dia, ela vai dar o cano em você, ou deixá-la esperando horas! Não há nada mais indelicado do que deixar alguém esperando.
Esta pessoa também se programou, deixou de fazer outras coisas para cumprir o combinado com você!
Sem mencionar que, quando você atrasa ou não aparece, pode estar desandando todo um esquema ou até uma surpresa!
Não tem tolerância não. Esta história de que 15 minutos não é atraso, é praxe, está errado!
Colocar a culpa no trânsito, então, é péssimo! O culpado real pelos atrasos é só um: você e sua indisciplina, incapacidade de organizar sua agenda e pensar nos imprevistos, como trânsito, pneu furado, etc. Ainda mais hoje, com todos os GPSs, previsão do tempo na Web, celulares, etc.
Portanto, invista energia em aprender a lidar melhor com o seu tempo, ao invés de ficar inventando desculpas esfarrapadas. Na vida contidiana, posso dizer, com certeza, que dá para ser pontual. Agora, imprevistos acontecem, mesmo você sendo bem pontual.
Nesse caso, pegue seu celular, assim que você notar que vai se atrasar, ou vai ter que cancelar o compromisso, ligue na mesma hora, quanto antes melhor, deixe o outro à vontade para cancelar o encontro, servir o jantar, ou seja lá o que for, sem a sua presença. Se for o caso, já aproveite o telefonema para remarcar o encontro e chegue cedo, da próxima vez!
Fonte..:: Jornal da Orla, 21 e 22 de maio
(recicle suas idéias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...