O lobo-marinho Macaezinho, mascote do Aquário Municipal de Santos há mais de 15 anos, morreu neste domingo. O animal será taxidermizado.
A veterinária Cristiane Lassalvia acredita que a tristeza pela falta da companheira Alegra no tanque, morta em janeiro deste ano, possa ter contribuído na morte do animal. De acordo com ela, 15 dias depois da morte de Alegra, Macaezinho passou a externar problemas de saúde, acumulados por cerca de 17 anos – tempo considerado elevado para animais de cativeiro.
“É um dia triste para todos. Para Santos”, lamentou a chefe de Departamento de Equipamentos Turísticos da Secretaria Municipal de Turismo, Miriam Guedes de Azevedo.
Histórico
Macaezinho era um lobo-marinho da espécie Arctophcefalus Australis, originário da região meridional da Patagônia. Em 1995, o animal, ainda bem novo, encalhou no litoral da região e recebeu o nome de Macaezinho em homenagem ao Macaé, outro lobo-marinho que foi a atração do Aquário por muitos anos.
Lobos-marinho fora do cativeiro, em seu habitat natural, têm expectativa de vida entre 13 e 15 anos, segundo explica o médico veterinário Gustavo Henrique Pereira Dutra. Macaezinho até ultrapassou essa expectativa.
Em janeiro de 2009, o animal ganhou uma companheira da espécie Arctocephalus Tropicalis, que foi recolhida pela Polícia Ambiental em Itanhaém, em agosto de 2008. Alegra foi o nome dado ao lobo-marinho fêmea, escolhido em um concurso promovido pela Secretaria de Turismo.
Alegra dividiu por dois anos o tanque do Aquário com Macaezinho. O animal morreu em 4 de janeiro deste ano, decorrente de um colapso cardiorrespiratório.
Fonte..:: A Tribuna
(planeta animal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...