Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 22 de março de 2011

22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água é realizado anualmente no dia 22 de Março, como forma de concentrar a atenção sobre a importância da água doce e defender o manejo sustentável desta.

A população mundial que atualmente vive em cidades já chega a 3,3 bilhões de pessoas e a paisagem urbana continua a crescer. 38% do crescimento das cidades é representado pela expansão de favelas e enquanto a população das cidades aumenta rapidamente a infra-estrutura não acompanha esse crescimento
desordenado.

O objetivo do Dia Mundial da Água 2011 é chamar a atenção do mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, industrializaçã o e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.

E o que devemos fazer para responder ao desafio urbano?

Incentivar as organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas e do crescimento desordenado participando da vida política, afim de que mudemos a forma de pensar o desenvolvimento de nossa cidade.

Constantemente a água que chega em nossas torneiras é amarelada e isso se dá devido ao chamado tratamento primário que ocorre quando a empresa prefere mandar a água suja para as nossas casas ao invés de deixar faltar esse precioso líquido.

Na própria conta d’água podemos observar que em várias amostragens algumas se encontram fora dos padrões, ou seja, bebemos em algumas situações, água imprópria para o consumo.

Quando alguns políticos defendem o crescimento da cidade a qualquer custo, não fazem a avaliação que o crescimento desordenado leva ao caos que é a falta de estrutura básica que normalmente não acompanha esse crescimento desordenado e o que vemos são as enchentes que alagam bairros inteiros devido ao fechamento de olhos por parte dos poderes públicos.

A cidade precisa ser repensada com responsabilidade com uma nova visão política/administrat iva. Se faz necessário pensar a cidade para as próximas décadas e não para as próximas chuvas quando centenas de famílias continuarão a ser alojadas em escolas públicas.

Não adianta levar colchões para as famílias atingidas pelas águas e sim preparar políticas públicas para que as águas não cheguem aos colchões.


(recicle suas idéias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.