Evento reunirá Rodadas de Negócios entre buyers e suppliers, Feira Brasileira de Turismo, Fórum de Capacitação Profissional e Espaço Empreendedorismo
Promover o turismo no Brasil, propor ações específicas para atender ao mercado receptivo internacional e fortalecer os destinos nacionais. Esses são os principais objetivos do Brite 2011 (Brazil International Tourism Exchange), que será realizado entre os dias 15 e 17 de abril, nos armazéns 2, 3 e 4 do Cais do Porto, no Rio de Janeiro. Após sete anos de interrupção, o Brite retorna ao circuito dos grandes eventos do turismo brasileiro mais diversificado e com o intuito de otimizar oportunidades de desenvolvimento do turismo nos estados a partir da geração de negócios e a comercialização de pacotes.
O Brite 2011 está direcionado em duas frentes de atuação (nacional e internacional) e proporcionará ações inovadoras para o trade, trazendo cerca de 500 convidados, operadores de turismo, executivos do mercado coorporativo e de congressos de 32 países dos cinco continentes, além de jornalistas, investidores e empreendedores internacionais. O evento terá ainda uma feira de turismo voltada para o mercado interno, um fórum de capacitação profissional e rodadas de negócios com investidores internacionais interessados em promover negócios no país.
Na abertura do evento, um Plano Diretor de Turismo será entregue pela Fecomércio-RJ, em nome do trade turístico do estado, ao Governo do Rio de Janeiro. A publicação será uma contribuição de grande importância para o desenvolvimento de políticas públicas, investimentos privados e ações empresariais voltadas para o setor para os próximos anos. O Brite 2011 é uma realização da Escala Eventos, em parceria com a Fecomércio-RJ, Sesc Rio e Senac Rio, e com direção executiva da KMB Eventos.
Mercado internacional
Entre as principais ações voltadas para a área internacional estão os pré-tours, que são divididos em duas categorias: Praia/Ecoturismo e Negócios. Nos pré-tours, operadores selecionados de todo o mundo terão a oportunidade de escolher um programa de 03 a 07 dias, incluindo ou não o Brite Pré-tours, dependendo do seu segmento de mercado, conhecimento do Brasil e disponibilidade de tempo, e visitar destinos turísticos de interesse no Brasil.
Considerada uma das novidades do Brite, os Meeting Planners, voltados para os destinos de Negócios, contará com programação específica para os operadores e dirigido somente para as cidades do Rio, São Paulo e Brasília, onde poderão conhecer equipamentos de congressos e convenções. Após essa etapa, todos se encontrarão no Rio de Janeiro para iniciar o Encontro de Negócios (Business to Business Meeting) e participar de eventos sociais como forma de fortalecer o networking entre os operadores.
O encontro de negócios - que será realizado no armazém 2 do Cais do Porto e fechado ao grande público - reunirá operadores internacionais e profissionais do mercado receptivo internacional, como operadores, hotéis, resorts, companhias aéreas, organizadores de eventos, conventions, secretarias estaduais e entidades de classe na promoção de destinos ou serviços em rodadas de negócios do tipo business to business (compra e venda).
Outra grande novidade é o segmento dos agentes de viagens, com programação específica voltada só para o Estado do Rio. A importância desta fase é familiarizá-los com os destinos próximos ao Rio como extensão de viagem entre os jogos na Copa 2014. Seminários, workshops de temas específicos sob enfoque comercial acontecerão em paralelo à realização do Encontro de Negócios com o objetivo de fortalecer ainda mais o conhecimento dos destinos previamente visitados durante os 15 pré-tours selecionados.
Mercado nacional
No auditório, localizado na entrada do Cais do Porto, o destaque é o Espaço Empreendedorismo, que reunirá investidores internacionais cadastrados que têm interesse em investir no Brasil em negócios como hotéis, empregos, infraestrutura, serviços, entre outros, tornando-se sócios de empreendimentos já em operação ou na construção de novos empreendimentos.
Esses investidores serão organizados pela ABIH-RJ, que, em parceria com outras entidades como ADEMI, Sinduscon, Secovi, além do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio e órgãos federais, promoverá a reunião de negócios que irá gerar milhares de empregos ao estado.
Nos armazéns 3 e 4 - abertos ao público - os destaques são o Fórum de Capacitação Profissional e a Feira Brasileira de Turismo. O Fórum de Capacitação Profissional terá a coordenação do Senac Rio e será um espaço voltado para a instituição multiplicar informações. Além disso, a ideia é apresentar aos novos profissionais e estudantes de centros profissionalizantes e universidades os cursos voltados para a formação do profissional de turismo que entrarão no mercado de trabalho até as Olimpíadas de 2016.
Já a Feira Brasileira de Turismo é uma estratégia do Brite para mobilizar, promover e comercializar os roteiros turísticos brasileiros para os turistas brasileiros. Na feira, governos estaduais e municipais, agências de viagens, operadores nacionais, companhias aéreas, entre outros apresentarão aos visitantes roteiros turísticos das 27 unidades da federação.
No local, os visitantes também poderão adquirir pacotes, produtos e serviços turísticos para visitá-los nas próximas viagens. A feira está dividida em cinco regiões brasileiras e abrigará uma grande exposição sobre os estados brasileiros, mostrando a cultura, as belezas, o folclore, o artesanato e as particularidades de cada região.
A feira contará também com uma exposição de produtos regionais que contribuem para evidenciar a singularidade dos diversos destinos brasileiros. O objetivo é conscientizar o público visitante, assim como o trade da importância em inserir e valorizar os produtos que são associados em viagens e empreendimentos além de incentivar a novos canais de comercialização para estes produtos.
História do Brite
O Brite foi criado em 1999 com o objetivo de fomentar o turismo receptivo internacional, envolvendo todo o trade turístico brasileiro e operadores estrangeiros, possibilitando-os o conhecimento prévio de destinos brasileiros e unindo os interesses de buyers (operadores) e suppliers (expositores) e desenvolvendo o potencial turístico de todos os estados.
Nas sete edições realizadas até hoje (não acontece desde 2005), o Brite movimentou aproximadamente US$ 1 bilhão em negócios em mais de 40 mil reuniões realizadas entre as 800 empresas brasileiras expositoras e os três mil operadores internacionais visitantes. Com o Brite, o Brasil passou a ocupar posição de destaque entre os destinos na América do Sul e aumentou o fluxo de turistas em todas as estações do ano pelos quatro cantos do país.
BRITE 2011 - 15 a 17 de abril de 2011
Local: Cais do Porto – Armazéns 2, 3 e 4 – Av. Rodrigues Alves, s/nº - Rio de Janeiro / RJ
(evento_programação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...