Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Melhore suas Fotos: Dicas para utilização de Câmeras Compactas

Por..:: Eduardo Andreassi

O mais importante é o conjunto (a máquina, com seu sensor e lente) e o seu olhar, assim como sua postura. Portanto, atente-se que um simples passo para o lado, ou deslocar o assunto para outro, fará uma enorme diferença em suas fotos.

POSTURA
Observei muito que a maioria das pessoas, na pressa ou por achar que a máquina faz tudo sozinha por possuir pré-regulagens de fábrica, não se posiciona de modo correto.

Sempre segure a câmera firmemente, e se necessário trave os cotovelos no quadril. Oprima o botão disparador levemente até obter o foco e nitidez e daí, sem tirar o dedo desse mesmo botão e quando obtiver o foco, dispare.

Não gostou da foto, apague e tente de novo. Tente sempre, até obter o melhor resultado. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.

Dica..::: Fotografe muito! Experimente fotografar a mesma coisa em vários horários do dia para ver a diferença. Mude de posição, enquadre de modo diferente, e veja a cena como um todo. Aos poucos irá perceber pequenos detalhes que passavam despercebidos e fazem uma grande diferença. Afinal, a vantagem da Câmera digital é poder tirar foto e apagar, se não gostar.


CONTRALUZ
O que seria contraluz? Popularmente falando, é quando o sol está atrás do assunto, fazendo que a imagem não forneça os contornos nítidos do assunto. é você fotografando de frente para a Luz, seja sol ou iluminação.

Uma boa dica para isso seria inverter a posição do fotógrafo e assunto, deixando a luz sempre atrás da câmera ou usar o flash para preenchimento.

Dica..:: Sabendo trabalhar na contraluz, obtem-se fotos lindas e excelentes retratos.

FLASH
Se muito longe do assunto, fica escura a foto. Se muito perto, fica claro, o que chamamos de imagem estourada. Geralmente a compacta tem nível de alcance de até 3 metros do assunto. Mais que isso, a imagem sai escura. Menos, sai muito clara. Tem que treinar e conhecer bem sua máquina.

Outra dica para uso do flash eu daria para assuntos em movimento. Como automaticamente a velocidade aumenta com o flash acionado, o assunto fica estático e mais nítido.

DIAS NUBLADOS
A luz difusa dos dias nublados é excelente para retratos de pessoas e até paisagens, pois oferece uma iluminação suave e sem sombras fortes. Basta você observar aonde incidem a luz no assunto e fotografar da vários ângulos até obter o resultado que desejas.

Procure ter um fundo mais escuro que o assunto e evite grande enquadramento do céu, você pode optar em clarear um pouco o visor do LCD de sua Câmera. Assim como pode também conciliar escurecer o visor com o uso do Flash. Ou seja, seja audaz e tente, persista. Não gostando do resultado, apague e tente de novo.

SOL A PINO
Não tão propício para tirar fotos, a não ser que tenha árvores, sombras, ou seja realmente necessário. As luzes deixam o assunto muito duro e sem vida. Os contornos não ficam evidentes assim como as sombras ficam profundas e definidas, tirando muito das definições das cores. Uma possibilidade é usar difusores ou flash, mas eis um tema mais complexo.

Sendo assim, procure fotografar o assunto com um cenário que ao fundo, por exemplo, apareçam cores vívidas, para que a foto e o assunto, não fiquem sem graça.

Dica..:: Tirar fotos em Preto e Branco ajuda e muito a diminuir a dureza do sol a pino.

Se houver muitas cores e luz ruim, opte por fotografar em Preto e Branco. Assim, o que domina é a cena e não o contraste das cores.

IMPORTÂNCIA DO FUNDO
Muitas vezes é interessante desfocar o fundo e deixar em primeiro plano o assunto que desejas. Obter um resultado diferente, fugindo dos "padrões", se é que em fotografia temos padrões.

Para isso, em compactas, aproxime-se muito bem do assunto. Se necessário aplique modo macro e até um pouco de zoom. Enquadre bem e tire a foto. A intenção é desfocar o fundo. Isso funciona muito bem em máquinas profissionais com teleobjetivas.

Mas voltando às compactas, o fundo muitas vezes é esquecido e sem querer, acaba se sobressaindo do assunto. Portanto, atente-se o que está por detrás do motivo (assunto) e se necessário, se desloque um pouco para o lado, mude de posição ou tire o que não achar conveniente. Afinal, uma linda foto de um casal ou criança, por exemplo, e ao fundo, uma lixeira, irá estragar a foto.

MODO MACRO
Modo Macro ou close-up, nada mais é do que a fotografia aproximada para aumentar a foto e poder observar seus detalhes.

Geralmente, o emprego do macro para aumentar o assunto, quando muito próximo, junto com o emprego do flash é impraticável. Ou seja, experimente sempre.

ESTILOS DE CORES
Standard, Vívida, Tungstênio, Séfia e PB. Experimente bastante essas regulagens que já vem na maioria das máquinas. Muitas vezes, você irá necessitar disso para obter cores mais forte ou estilos de fotos diferentes.

REVELAÇÃO - IMPRESSÃO
Seja revelando ou imprimindo sua foto, é sugestão que sempre o faça para não perder suas fotos. Lembre-se que imagens guardadas em mídias, desaparecem. Portanto, se o fizer, faça-o em duas mídias, no mínimo.

Na tradicional revelação, procurar lugares confiáveis, que utilizam papel e química de qualidade.

Dicas..::
• Antes de cada saída, verifique a carga da bateria. Particularmente, eu opto em ter e usar máquinas com uso de pilhas recarregáveis, que além de durarem mais, são ecologicamente corretas.
• Seu cartão de memória está formatado? Procure formatá-lo diretamente na Câmera fotográfica. Para não ter surpresas desagradáveis de não poder tirar mais fotos, verifique se ainda há espaço útil.
• Ajustou a sensibilidade ISO? Procure trabalhar com ISO menor para obter fotos mais nítidas e sem ruídos (grãos).
• Ajuste o balanço do branco na posição automática. Geralmente, dessa maneira, os resultados já correspondem às nossas expectativas.

CONCLUSÃO
E de repente, todo mundo virou fotógrafo. Ótimo, aproveite e faça você mesmo, como lazer, hobby ou terapia, mas seja consciente quando o assunto é reconhecer a profissão de fotógrafo.

Valorize o trabalho do fotógrafo assim como você valoriza o seu. Deixe que eles o façam quando se tratar de um assunto importante, seja desde uma "simples" e importante lembrança até um acervo de imagens de cidades e ambientes

Resgate aquele saudosismo de ver aquela foto de muitos anos atrás. Mas para isso, tem que começar a clicar agora.

Tente sempre. Fotografia também é arte e não segue um estilo próprio.

Fonte..:: EcoViagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.