Para praticar este esporte de aventura, é precisa exercitar o equilíbrio
Por..:: Ana Cordeiro
No circo, quando os tambores soam e as luzes apontam para o alto, os equilibristas mostram uma destreza que aos nossos olhos parece impossível de imitar. Mas saiba que andar na corda-bamba não é mais só para quem pode, é para todo mundo que quer! E prova disso são os praticantes do slackline.
Foto de..:: Carlos Fontoura - Slackline em Santos (SP)
Inspirado na arte circense, esse esporte surgiu nos anos 80, quando dois escaladores na Califórnia resolveram amarrar suas cordas em espaços como estacionamentos e parques, para caminhar sobre ela. Ao longo dos anos, o esporte ganhou visibilidade e praticantes, sendo que os de perfil mais aventureiro começaram a realizar coisas improváveis, como andar em cima de uma corda entre vales, prédios e montanhas (veja nos vídeos abaixo).
Como começar
Uma das vantagens do slackline é que você só precisa comprar uma fita como esta e arrumar um local adequado para amarrá-la. No começo, uma ajudinha de alguém que já tem experiência é super bem-vinda.
“Nas cidades praianas a galera costuma usar os coqueiros localizados na faixa de areia e em cidades como São Paulo já existem academias e ginásios de escalada que dispõem de pontos e fitas para a prática com total segurança”, afirma o instrutor Carlos Fontoura, que sugere uma pesquisa na internet para encontrar os chamados slack points na sua cidade.
Sem restrições quanto à idade, o slackline só exige algum cuidado com a segurança. “Atividades esportivas, principalmente as de aventura, nunca devem ser praticadas sozinho. Tenha pelo menos um amigo ou parente que acompanhe você”, recomenda Fontoura.
Não desista!
Até você conseguir manter um certo equilíbrio pode demorar um pouco e alguns tombos são inevitáveis. Por isso, os iniciantes devem usar uma fita de 3 a 5 metros de comprimento, a uma altura em torno de 30 a 60 cm do solo.
O instrutor lembra ainda que o importante na primeira fase é a persistência. “É uma disputa interna contra você mesmo e seus limites”, avisa. Uma boa postura, uma corda montada próximo ao chão e o apoio de amigos são fundamentais para um desenvolvimento sem lesões sérias.
Radicalizando
O slackline é bastante praticado pelos esportistas que adoram aventura, como skatistas e surfistas em busca de melhor equilíbrio. E para quem quer sentir ainda mais adrenalina, existem variações da modalidade, como o trickline e waterline, praticados na água, e o highline, para grandes alturas, como prédios e montanhas. Só para profissionais com muita coragem!
Inspire-se!
Para saber mais sobre o slackline e os pontos de encontro, acesse: http://blogbrasiladventures.blogspot.com/
Fonte..:: Bom de Humor Natura
Para curso capacitação em Slackline..:: AQUI no Blog Caiçara
(ecoturismo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...