Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pró-atividade em busca da Certificação - Programa Aventura Segura

O sucesso da certificação vem sendo assistido em todo o país. As empresas aderidas ao Programa Aventura Segura de todos os destinos recebem a Avaliação da Conformidade da ABNT Certificadora, e no caso de Socorro, do Instituto Falcão Bauer da Qualidade. O resultado está sendo surpreendente, grande parte das empresas conseguem passar pela auditoria sem nenhuma não-conformidade, e a média tem sido de 3,2 não-conformidades por empresa, num universo de 55 empresas já avaliadas. Dentre estas, 35 empresas em todo o Brasil já tiveram seu SGS certificado.

Mas a certificação já começa a ter respaldo do mercado. Mesmo que os consumidores de forma geral ainda não estejam completamente cientes da importância de escolher uma empresa certificada, os poderes público e privado percebem que a certificação é um caminho sem volta. Outras empresas que não participaram inicialmente do Programa Aventura Segura podem tomar a iniciativa de contatar o Organismo Certificador (ABNT Certificadora ou o Instituto Falcão Bauer da Qualidade, únicos acreditados pelo Inmetro no país) por conta própria, a exemplo da ProximAventura, empresa de Socorro/ SP, que nos deu seu depoimento.

Francisco Montó (Kiko), sócio da ProximAventura e proprietário da empresa Kango Jango (Socorro/ SP), conta que a iniciativa partiu dele próprio e de seus sócios, acreditando no bom trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo Programa Aventura Segura. Kiko informou que a articulação direta com o Organismo Certificador foi feita em oportunidade de outra auditoria que seria realizada. “Kango Jango tinha uma auditoria de um ano para fazer e negociamos com a ABNT a inclusão da certificação da PróximAventura”.

Para se preparar para a outra Avaliação da Conformidade, Kiko informou que também contrataram um consultor, o mesmo que deu auxílio à Kango Jango, e aproveitaram toda a bagagem adquirida na implementação da Norma Técnica na outra empresa.

Kiko considera que ainda há muito que se avançar no amadurecimento da imagem e valor da certificação para que o público final saiba diferenciar empresas com SGS certificado em produtos de ecoturismo e turismo de aventura de empresas que não tenham o Sistema. Ressalta que “a necessidade foi imposta pelo Município de Socorro”, o que mostra que Prefeituras e Secretarias Estaduais estão incentivando a implementação do Sistema de Gestão da Segurança pelas empresas de ecoturismo e turismo de aventura, para que continuem a participar das ações de promoção e qualificação regionais. A ABETA aposta na importância da segurança nas atividades e na Certificação dos SGS das empresas, e está trabalhando para a promoção e comercialização nacional (com ações que já se iniciaram em 2010) e internacional destas em projetos a partir de 2011.

Fonte..:: Observatório da Aventura

(ecoturismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.