Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

domingo, 24 de outubro de 2010

Vasco da Gama (Sines, Portugal, 1468 - Cochim, Índia, 1524)

Exímio navegador, Vasco da Gama foi desde a juventude encarregado de várias missões por d. João II. Em 1497, o sucessor deste, d. Manuel, o escolheu para comandar a expedição que completaria o caminho marítimo para a Índia.

Partindo do Tejo em julho do mesmo ano, a armada compunha-se das naus S. Gabriel e S. Rafael, e da caravela Bérrio, comandadas respectivamente por Vasco da Gama, seu irmão Paulo da Gama e Nicolau Coelho. Deixando as ilhas de Cabo Verde em 3 de agosto, a frota navegou por mais de três meses até dobrar o cabo da Boa Esperança, em 18 de novembro. Após contornar a costa africana, na qual fez várias escalas, alcançou a região de Moçambique.

O bom acolhimento dispensado aos portugueses, confundidos com turcos, logo se transformou em ódio quando se percebeu que eram cristãos. Vasco da Gama seguiu então para Melinde, onde conseguiu um excelente piloto indiano, com a ajuda do qual a frota portuguesa conseguiu chegar em segurança a Calecute, na Índia.

Lá Vasco da Gama entregou ao samorim uma carta de d. Manuel oferecendo aliança e trato comercial. As negociações, no entanto, não foram bem-sucedidas. Insatisfeito, o navegador português mandou bombardear e saquear a cidade.

A atribulada viagem de volta começou em 5 de outubro de 1498. No caminho, a nau S. Rafael teve de ser queimada, e Paulo da Gama morreu vítima de uma doença. Vasco da Gama, porém, conseguiu alcançar Lisboa em agosto de 1499, demonstrando a viabilidade da navegação para a Índia.

Como recompensa, foi enobrecido e nomeado almirante do mar da Índia. Em 1502, depois da chacina dos homens de Pedro Álvares Cabral e do saque da feitoria portuguesa em Calecute, o almirante retornou à Índia para tomar satisfações do soberano local. Após firmar aliança com os soberanos de Cochim e Cananor, retornou a Portugal em 1504.

Vinte anos depois, já como conde da Vidigueira, e investido por d. João III do título de vice-rei, Vasco da Gama voltaria mais uma vez ao Oriente, com poderes para impor a ordem e castigar os abusos de fidalgos lá estabelecidos. Em 1524, desembarcou em Cochim, mas logo caiu doente e morreu. Era casado com d. Catarina de Ataíde, com quem teve sete filhos.


(fatos_históricos)
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Amigos(as), boa tarde! Em 2016, passou um homem com um carrinho de mãocom várias esteiras e um pilão. Em princípio, eu só ia comprar a esteira, mas ele ofereceu tb o pilão, uma peça tão linda, que resolvi comprar para minha mãe. Ao final, ele me disse que era durável, pois era de jacarandá.
    De lá para cá, morro de remorso todas as vezes que olho para o pilão, feito de uma espécie da Mata Atlântica que está em extinção.
    Daí, iniciei um projeto na escola para reproduzir espécies de árvores nativas e doar a quem tem sítio ou a bosques e parques das prefeituras da RMBH.
    Peço a ajuda de vocês para a obtenção das sementes dessa espécie. Somente assim, aliviarei minha consciência por ter comprado o pilão de jacarandá. Quero ser parceira do blog.
    Desde já agradeço.
    Luzia Lima Moreira
    Professora na cidade de Contagem - MG

    ResponderExcluir

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.