Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Inpe detecta novas ameaças a Manguezais no litoral paulista

Estudo feito no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vem dando indícios de que a ação do homem está ameaçando bosques de mangue do litoral sul do Estado de São Paulo.

Foto Crédito..:: Renato Marchesini

Há dez anos acompanhando o assunto, a bióloga Marília Cunha Lignon desenvolve seu trabalho de pós-doutorado, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sob supervisão do pesquisador Milton Kampel, chefe do Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe.

Por meio da análise e da comparação de imagens dos satélites Cbers (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) e Landsat-5, os pesquisadores acompanham a evolução dos manguezais no litoral.

"Estudar a variação espaço-temporal dos bosques de mangue pode nos ajudar a entender melhor o comportamento desse ecossistema e, assim, propor medidas para conservá-los. Para esta pesquisa, o Inpe tem nos fornecido muito material e informação, desde imagens de satélites a dados sobre raios, que podem influenciar na dinâmica dos manguezais", diz Marília.

Apesar de a pesquisa ainda estar no início, já foram identificadas duas situações de anormalidade nos bosques de mangues de Cananeia e Iguape, litoral sul paulista.

As imagens de satélites, as fotos aéreas e os trabalhos de campo permitiram a identificação de clareiras em bosques de mangues, que podem representar destruição da vegetação provocada pela ação do homem ou da própria natureza.

Enquanto nos manguezais de Cananeia esse processo aparenta ser natural, nos manguezais de Iguape a formação de clareiras se deve à ação humana.

Os pesquisadores alertam para a diminuição da área desse ecossistema, o que pode prejudicar comunidades da região e, inclusive, o fornecimento de pescado para cidades maiores, como São Paulo.

"O sensoriamento remoto realizado pelo Inpe já contribuiu e continua contribuindo em muito para o monitoramento das florestas tropicais, mas pode também ajudar em diversos outros estudos, como é o caso dos manguezais, dos rios e das queimadas", afirma Milton Kampel.

As áreas de mangue prestam benefícios vitais e gratuitos para o homem, pois garantem recursos alimentares, como peixes e crustáceos, e formam uma barreira natural para proteger a zona costeira do aumento do nível do mar, protegendo, dessa forma, o homem. Além disso, os manguezais são berçários dos oceanos e garantem a diversidade biológica.

Fonte..:: Inpe / A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.