Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Turismo é coisa séria - Turismo é uma boa alternativa econômica quanto à geração de emprego e renda.

Por..:: Alcyr Veras - Economista e professor universitário

Em 2008, as estatísticas revelaram que a receita do Turismo mundial chegou a US$ 944 bilhões, tendo o Brasil uma magra receita de apenas US$ 5,7 bilhões, ocupando a 41ª posição no ranking internacional. Esta semana, o Brasil caiu para 45ª colocação, enquanto que a Suíça, Áustria e Alemanha ocupam as três primeiras posições no ranking de 133 países.

O economista Wilson Abrahão Rabahy, mestre, doutor e professor da Escola de Turismo e Comunicações da USP, realizou um notável e minucioso estudo, no qual analisa, com muita propriedade, os complexos problemas que envolvem o Turismo mundial. Ele diz, por exemplo, que os principais emissores internacionais do Turismo são a Europa, Ásia e América do Norte que representam 80% do emissivo mundial (a Europa sozinha responde por 55%). Acrescenta ainda que o crescimento do Turismo no mundo se deve, sobretudo, aos seguintes aspectos: o avanço tecnológico; a modernização dos meios de transporte e das comunicações; o processo de globalização; o aumento da renda real; mais tempo livre para o lazer; e mudanças de comportamento de consumo dos indivíduos.

Em seu estudo, o pesquisador chama também atenção para o fato de que ainda é baixo o Turismo receptivo de estrangeiros em nosso país. Como se sabe, o Turismo é uma boa alternativa econômica quanto à geração de emprego e renda. Mas, no Brasil os dados mostram-se muito incipientes. A renda gerada pela atividade turística representa, na média brasileira, apenas 2.5% do PIB. No Sudeste, esse percentual cai para 1.8%. Enquanto que no Nordeste a renda gerada pelo Turismo sobe para 6.5% do PIB. Isso se explica porque no Centro-Sul há uma grande diversificação das atividades produtivas (industriais e comerciais). Por outro lado, a pesquisa revela uma situação bastante curiosa e aparentemente paradoxal quando diz que, dos 7 estados mais visitados pelos estrangeiros (turismo receptivo), 6 ficam nas regiões Sul e Sudeste. Ou seja, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. No Nordeste, apenas a Bahia.

Em virtude de sua grande extensão territorial, o Brasil apresenta uma forte tendência de ter como base de sustentação turística o mercado interno. Os mega eventos previstos para os próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016, contribuirão significativamente para a formação de um considerável saldo positivo de divisas. Desde 2005, com a nova e gradual valorização do real (em relação ao dólar) e o próprio aumento da renda interna, as despesas dos brasileiros no exterior voltaram a crescer, o que pode gerar um déficit na conta-viagens próximo de 8 bilhões de dólares em 2010. De fato, somente em 2009, os brasileiros gastaram no exterior cerca de 6 bilhões a mais do que os estrangeiros gastaram aqui. Trata-se de um surpreendente record.

Fonte..:: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.