Mariana Carranca e Márcia Camargos autografam na Realejo
No próximo dia 11 de setembro, às 18h30, as jornalistas Adriana Carranca e Marcia Camargos lançam o livro “O Irã sob o Chador”, na livraria Realejo, em Santos. As duas brasileiras estiveram no país dos aiatolás e trouxeram na bagagem conhecimentos significativos de uma sociedade misteriosa, que em pleno século XXI conserva uma cultura com pouquíssimas alternativas para a liberdade individual.
O chador é um manto islâmico, documentado desde o século XVIII, que se popularizou no Irã na época da Dinastia Qajar. Em 1936 foi proibido pelo monarca Reza Shah, em meio a um processo forçado de ocidentalização. Em 1979 a Revolução Islâmica encoraja a volta do uso do chador por se tratar de uma vestimenta tradicional que atende às recomendações da doutrina islâmica ortodoxa. O traje é obrigatório em mesquitas e outros lugares sagrados. O mesmo mistério que envolve as mulheres que usam o chador se estende aos costumes iranianos aos olhos do ocidente que, por desinformação, estabelece um preconceito em relação ao Oriente Médio.
“O Irã sob o Chador” desvenda uma realidade impar de um dos poucos países do mundo que não se rendeu à globalização. Um país onde mulheres e homens sentam separados em ônibus, mas ocupam o mesmo espaço em táxis. Um país onde, mesmo com a proibição do governo, o acesso a sites como Twitter e Facebook atinge 1,4 milhão de usuários e 800 mil contas nessas redes de relacionamento, respectivamente. Um lugar onde se produz cinema de qualidade, mas que intimida seus cineastas com censura e até prisão. Uma nação machista e opressora que viu nascer a ativistas Shirin Ebadi, Prêmio Nobel da Paz em 2003. Enfim, uma parte do mundo que anseia por mudanças e sonha com a vida que existe além do chador.
Sobre as autoras
Adriana Carranca é repórter de O Estado de S.Paulo. Como jornalista, esteve no Afeganistão, Irã, Inglaterra, EUA, Canadá, México, Haiti e outros. Fez o Master em Jornalismo para Editores, do Instituto Internacional de Ciências Sociais e Universidad de Navarra, e é mestre em Políticas Sociais pela London School of Economics (LSE). Em 2006, recebeu o Dag Hammarskjöld Scholarship e passou três meses como correspondente na ONU, em Nova York. É Jornalista Amiga da Criança, pela Andi, e participa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Márcia Camargos é jornalista com pós-doutorado em história pela USP. Tem 19 livros publicados e vários prêmios literários. Antes de viajar a Teerã para o Festival Cine Verité em 2008, havia escrito A travessia do albatroz, sobre um iraniano refugiado no Brasil. Co-organizadora da Mostra de Cinema Imagens do Oriente, é sócia da Usina de Conteúdo Produtora Cultural, biógrafa de Monteiro Lobato e curadora das suas obras completas relançadas pela Editora Globo.
Título: O Irã sob o chador
Autor: Adriana Carranca e Marcia Camargos
Gênero: Livro-reportagem
Editora: Globo
Formato: 13,7 x 20,8 cm
Número de páginas: 240
Preço: R$ 29,90
Site: http://www.globolivros.com.br/
Evento: Lançamento do livro “O Irã sob o Chador” – Adriana Carranca e Marcia Camargos
Data: 11 de setembro de 2010 – sábado
Horário: 18h30
Local: Livraria Realejo
Endereço: Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 2 – Gonzaga – Santos
Informações para a imprensa
Isa Santos – (13) 7810-0780 ID 99*15228
Gisela Kodja – (13) 7809-9056 ID 90*12895
Fonte release..:: Isa Santos e Gisela Kodja - Assessoria de Imprensa: fale.comassessoria@uol.com.br
(evento_programação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...