Nesta sexta-feira (13/8), sai o edital de concorrência pública nº 009/2010 para a contratação da empresa de engenharia que se encarregará da reforma do Parque Anilinas - que, segundo o projeto, deverá promover uma completa remodelação nas instalações, transformando o local em um mega complexo de turismo, cultura e lazer.
O custo global é estimado em cerca de R$ 28 milhões (entre recursos municipais, estaduais e federais), para execução em 20 meses, com a primeira etapa ainda neste ano. A licitação deverá ocorrer no dia 20 de setembro, às 10 horas, na sede da Secretaria de Finanças (Praça dos Emancipadores, s/nº, Paço Municipal, 2º andar), em cujo Departamento de Suprimentos os interessados poderão obter cópia do edital, levando CD virgem para a gravação.
Cerca de R$ 990 mil serão investidos na primeira fase dos trabalhos, neste ano. De acordo com o projeto (que apresenta linhas futuristas, simbolizando uma nova era que se inicia na cidade), a reformulação arquitetônica será radical, porém as edificações históricas, como as casas da antiga indústria Anilinas, serão preservadas, numa composição harmônica entre o antigo e o moderno.
O complexo contará com um avançado espaço multimídia, cinema e teatro, galeria de artes, academia, praça de alimentação, quadras poliesportivas, pistas de esportes radicais, jardins, espelho d’água, um parque aquático inusitado para a região e até um teleférico. Será portanto um equipamento público sem comparativo na Baixada Santista, com opções de entretenimento para todas as idades e para a família toda.
“Viagem do passado ao futuro” - A transformação será profunda, inédita, mas a memória da cidade não será esquecida. O projeto preserva as edificações da antiga fábrica de tintura (que deverão ser tombadas pelo patrimônio histórico), conservando as características arquitetônicas da época, e até a locomotiva alemã Henschell - a velha conhecida Maria Fumaça que estava em exposição no parque, uma das raras presas brasileiras da Primeira Guerra Mundial – será, também, restaurada e recolocada em funcionamento para percurso turístico, “transportando os passageiros em uma verdadeira viagem que terá como ponto de partida o passado histórico do Município, a nossa memória, com destino ao futuro que nos aguarda e que já está em construção, com a participação de todos os cubatenses”, conforme definiu a prefeita Marcia Rosa.
Aliás, a própria prefeita admitiu que essa talvez venha a ser a maior obra de seu governo. “Ao longo de toda a minha trajetória política, lutei não apenas pela revitalização do Anilinas, mas pela reconquista desse espaço que pertence a todos os cubatenses. Sempre defendi a retomada desse parque, um dos únicos em pleno centro urbano da região, pelas famílias, para que voltasse a ser ocupado pelo povo.
A obra - Os obras terão que ser efetuada em três ou quatro etapas para caber no Orçamento. Este ano terá início a primeira fase.
Se o processo licitatório correr dentro do previsto, as obras começarão neste semestre. Envolvendo uma área total de 54 mil metros quadrados, a obra, dado o seu alto investimento, deverá estar concluída em fins de 2012, segundo a expectativa da Administração.
Texto..:: Carlos Pimentel Mendes (MTb. 12.283-SP) e Jorge Ramos (MTb. 27.426)
Fonte..:: Prefeitura Cubatão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...