Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Personalidades: Brás Cubas (Porto, Portugal, 1507 - Santos, SP, 1592)

Colonizador e sertanista, foi um dos fundadores da vila de Santos. De família nobre, filho de João Pires Cubas e Isabel Nunes, veio para o Brasil com Martim Afonso de Sousa e governou por duas vezes a capitania de São Vicente (1545-9 e 1555-6).

Chegou a ser o maior proprietário de terras da zona litorânea da capitania. Em 1543, fundou a primeira Santa Casa de Misericórdia, a qual chamou de Todos os Santos, nome que passaria à vila de Santos, cujo porto era mais bem localizado que o de São Vicente.

Em 1551, foi nomeado por d. João III provedor e contador das rendas e direitos da capitania; no ano seguinte, construiu o forte de São Felipe na ilha de Santo Amaro. Teve participação destacada na defesa da capitania contra os ataques dos tamoios aliados aos franceses.

Mais tarde, por ordem de Mem de Sá, realizou expedições pelo interior em busca de ouro e prata. Teria chegado até a chapada Diamantina no sertão baiano.

Ao morrer, era fidalgo da Casa Real e um dos homens mais respeitados da capitania. O título de alcaide-mor da vila de Santos passou a seu filho, Pero Cubas.

Fonte..:: História do Brasil

Imagem..:: Tela de Benedicto Calixto - Retrato de Braz Cubas
Imagem in CD-ROM Benedito Calixto - 150 anos,editado em 2003 pela Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Santos/SP / Novo Milênio.
Em óleo sobre tela, com 224 x 128 cm, não datado, este quadro é denominado Retrato de Braz Cubas e é conservado no acervo da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto:

(fatos_históricos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.