
No local, foram achadas ossadas humanas de três adultos, com partes inferiores das pernas e do pé, fragmentos de crânio e mandíbula, parte das costelas, além de peças em cerâmicas.
Segundo o arqueólogo Manoel Gonzalez, que também é o responsável por achados importantes da primeira edificação erguida no Brasil, na Casa Martim Afonso, o mais interessante é o fato dos ossos estarem sobrepostos e rodeados de cerâmicas indígenas, o que levanta teorias diferentes de sua origem que podem pertencer a sepultamentos feitos pela Igreja Cristã ou de alguma aldeia indígena.
Ele ressalta a importância do achado para a Cidade “São Vicente tudo agora está no subsolo. Esses vestígios nos remontam a história e pré-história da Cidade. Esse resgate nos traz muitas respostas a questões perdidas durante anos”.
Gonzalez explica que há possibilidade de encontrar desde homens da pré-história, até os dias atuais. “Toda essa região foi ocupado por essas populações, desde 3 mil anos atrás, passando pelos tupis até chegar os portugueses. Então não temos posição definida sobre a cronologia dos ossos, apenas com exames de DNA e de Carbono 14″. Os resultados devem sair em até 30 dias.
Segundo o arqueólogo, as escavações continuam para ver se evidenciam novos esqueletos e se eles estão associados a cerâmica, principalmente urnas funerárias, que é um costume indígena, e que já foi encontrado no Centro de São Vicente. “Enquanto formos encontrando, vamos escavando, nem que seja a rua inteira”, completou Gonzalez.
Fonte..:: Jornal Vicentino de 26 de agosto de 2010.
(fatos_históricos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...