Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Costa Cruzeiros - Costa Crociere

A empresa, as receitas, os dados significativos
A Costa Crociere S.p.A. é o maior grupo Italiano no Turismo com sede em Genova. As marcas AIDA Cruises e Iberocruceros pertencem à Costa Crociere S.p.A, totalizando 25 navios em atividade e 4 sob encomenda.

Todos os navios são de bandeira italiana e navegam pelas regiões do Mediterrâneo, Norte Europeu, Mar Báltico, Caribe, América do Sul e Central, Emirados Árabes, Extremo Oriente e Índico. Costa Crociere S.p.A. faz parte da Carnival Corporation & plc, líder mundial em cruzeiros, e é membro da conceituada "World´s Leading Cruise Lines", uma associação das mais importantes companhias marítimas.

Em 2008 Costa Crociere apareceu na classificação da Mediobanca, efetuada em 3.700 companhias italianas, considerando as melhores companhias que alcançaram um faturamento de 50 milhões de Euro em seu último ano fiscal. Costa conquistou a 75ª posição em faturamento e a posição 12ª em rentabilidade.

COSTA CROCIERE é a nº 1 em cruzeiro na Europa. A Costa possui 60 anos de tradição Italiana em férias a bordo e é a primeira compania internacional autorizada a navegar na China, partindo de portos chineses.

Costa tem a maior e mais moderna frota de todas as companhias de cruzeiro na Europa: 14 navios com capacidade para 36.000 hóspedes. Além de 3 navios encomendados para entrega até 2012.

Totalizando a frota Costa em 16 navios e com capacidade total para 45.000 hóspedes. De 2000 a 2012 a Costa Crociere investirá cerca de 5,5 bilhões de Euros em novos navios, 4,5 só na Itália.

Em 2009 Costa Crociere atingiu o recorde de 1.3 milhão de passageiros reservados em um ano, um marco para a compania e para o mercado Europeu de Cruzeiros.

Costa Crociere está certificada pela RINA com o B.E.S.T. 4 (Business Excellence Sustainable Task), sistema articulado de certificação voluntária que atesta o adequamento aos melhores padrões internacionais em matéria de responsabilidade social (SA 8000), ambiente (UNI em ISO 14001), segurança (OHSAS 18001) e qualidade (UNI em ISO 9001).

Costa Crociere é a primeira companhia do mundo a ter recebido pela frota inteira a "Green Star" do RINA, importante reconhecimento em respeito aos padrões ambientais. Com a assinatura da marca "Green Star" o RINA certificou que os navios Costa não trazem danos ao ambiente e contribuem para manter limpo o ar e o mar onde estão operando. A indicação "Green Star" de fato, está em conformidade aos mais altos padrões em matéria de proteção ambiental para a prevenção da poluição do ar e do mar, e também em confirmadade com as normas internacionais vigentes da Marpol.

A partir de Julho de 2005 a Costa Crociere está vinculada ao W.W.F. (World Wildlife Fund) Itália para tutelar três ecosistemas marinhos mais preciosos e ameaçados do mundo: as áreas do Mar Mediterraneo, das Grandes Antilhas e do Brasil norte-oriental. O objetivo comum desta parceria será a proteção e a defesa do mar. A Costa Crociere está de fato empenhada em uma ação de formação e educação em cada hóspede presente a bordodos seus navios. Além disto a Costa Crociere e os seus hóspedes darão a sua contribuição econômica para sustentar as intervenções da W.W.F. nos três ecosistemas marinhos.

A Costa Crociere é uma empresa internacional com escritórios em 14 países diferentes: Gênova, Paris, Madri, Barcelona, Frankfurt, Rostock, Linz, Zurique, Bruxelas, Lisboa, Miami, Cidade do México, Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro, Manila, La Romana (República Dominicana), Hong Kong e Xangai.
A empresa conta com um "staff" jovem e internacional: 80% dos seus funcionários, além de 19.000 dependentes, dos quais além de 18.000 embarcados e 1.000 pessoal de terra, tem menos de 40 anos e provenientes de 80 países diferentes.

98% dos clientes declaram-se satisfeitos com os serviços da Costa em 2008.

São 65.000 agências de viagem que colaboram com a Costa Crociere em todo o mundo.

Em 2000, a Costa Crociere iniciou um programa de ampliação de sua frota, com um investimento em torno de 5,5 bilhões de euros em 13 anos:


- Julho de 2000 marcou a inauguração do Costa Atlantica (2.680 hóspedes en total), construído no estaleiro Finnish Kvaerner Masa Yards, o navio que marcou o começo do programa de crescimento da frota Costa;

- em Abril de 2001 o Costa Tropicale entrou em serviço (com 36.000 toneladas e capacidade para 1.411 hóspedes en total), dando em Outubro de 2005 a P&O Austrália;

- em Abril de 2002, foi a vez do Costa Europa ser inaugurado (1.830 hóspedes en total);

- em 22 de Maio 2003, foi entregue à companhia o Costa Mediterranea, gêmeo do Costa Atlantica;

- em 14 de Novembro 2003, foi entregue o Costa Fortuna, o primeiro dos dois navios de 102.600 toneladas, cada um com capacidade de 3.470 hóspedes en total, em concessão ao Fincantieri de Genova Sestri Ponente;

- em 29 Outubro 2004 foi entregue o Costa Magica, gêmeo do Costa Fortuna;

- em Julho de 2006 foi entregue o Costa Concordia, um novo navio com 114.500 toneladas e capacidade para 3.780 hóspedes en total. Foi o primeiro dos navios trigêmeos construídos no estaleiro Fincantieri, em Sestri Ponente, Gênova;

- em maio de 2007 nasce o Costa Serena, gêmero do Costa Concordia. A partir daí a frota Costa possui 12 navios com capacidade total de 29.400 hóspedes en total;

- no final de Abril de 2009 o Costa Luminosa, um novo navio com 92.600 toneladas e com capacidade para 2.826 hóspedes, entrará em serviço. Ele está sendo construído no Fincantieri Yard em Marghera;

- no final de Maio de 2009 o Costa Pacifica, irmão gêmeo do Costa Corcordia e do Costa Serena, entrará em serviço. Até o final de 2009 a frota da Costa ficará com 14 navios e uma capacidade total de cerca de 36.000 hospedes en total;

- em Janeiro de 2010, Costa Deliziosa, o segundo navio com 92.600 toneladas e com capacidade para 2.826 hóspedes en total, integrará a frota. A frota Costa terá 15 navios com capacidade total de 38.800 hóspedes;

- na verão de 2011 e primavera 2012 dois novos navios da classe do “Concordia”, Costa Favolosa e Costa Fascinosa, com 114.500 toneladas, estão previstos para entrarem em operação. Eles serão contruídos pela Fincantieri Yard in Marghera. A frota Costa atingirá um total de 16 navios com capacidade total de 45.000 hóspedes.

* O guia "Ocean Cruising & Cruise Ships", editado por Berlitz, é um guia exclusivo que avalia navios de cruzeiros. Editado por Douglas Ward, presidente do "Grupo de Avaliação Marítima", traz 250 navios todos os anos, classificando-os de uma até cinco estrelas de acordo com diferentes critérios: Características do navio, leitos confortáveis, qualidade nas refeições, qualidade de serviço e entretenimento, escolha de itinerários e excursões.

** Não classificado ainda.AIDA CRUISES é a companhia líder de cruzeiros no mercado alemão. Os navios da AIDA atualmente em serviço são 7 com capacidade total de aproximadamente 7.810 hóspedes (base ocupação cabina dupla). Outros 2 navios com capacidade para 2.500 hóspedes, estão encomendados com a Meyer Werft na Alemanha e entrarão em serviço na primavera de 2011 e 2012.

Os navios da AIDA são comercializados nos países de língua alemã, e se distinguem pelo estilo jovem e pelo serviço informal. (http://www.aida.de/).

IBEROCRUCEROS a nova marca da Costa Crociere, criada em Setembro 2007, atualmente opera exclusivamente no mercado espanhol, com 4 navios (o Gran Mistral, o Gran Voyager, o Gran Celebration e o Grand Holiday).

A história
1854:Giacomo Costa fundou a "Giacomo Costa fu Andrea", uma pequena empresa que atuava em pequena escala no comércio de azeite e tecidos.

1924: a "Giacomo Costa fu Andrea" desenvolveu-se com a produção de azeite e adquiriu o pequeno navio a vapor 'Ravenna' para aprovisionamento de matéria prima.

1947: em fevereiro, com a partida do navio a vapor Maria C., que também levava 50 passageiros, a empresa inicia as atividades de transporte de passageiros.

1948: no dia 31 de março zarpou de Gênova para o Rio de Janeiro e Buenos Aires o navio a vapor Anna C., o primeiro transatlântico da frota completamente dedicado aos passageiros. Naquele mesmo ano a "Giacomo Costa fu Andrea" passa a chamar-se Linea "C".

Década de 50: aumenta o desenvolvimento do transporte marítimo de passageiros. As linhas regulares operadas pela "Linea C", na rota Europa - América do Sul cresceram em numero de passageiros e novos navios.

Nos anos 60 a Costa foi a primeira empresa de navegação a oferecer cruzeiros no Caribe.

Década de 80: o grupo concentrou-se no setor dos cruzeiros. Depois de uma radical reestruturação, em 1986 surgiu a Costa Cruzeiros S.p.A.

Década de 90: a Costa propôs um novo posicionamento de produto: o cruzeiro ao alcance de todos.

Em 1993 foi o primeiro tour operator a apresentar campanhas de propaganda na televisão. O slogan era "Navegamos para se divertirem".

1997: Costa Crociere S.p.A. é comprada, conjuntamente, pela Carnival corporation e Airtours plc, em cotas iguais. A mudança de propriedade leva a uma reorganização da empresa. Modificando o seu posicionamento no mercado, o "pay off" da campanha publicitária passa a ser "Grande como o mar".

2000: foi lançado o Costa Atantica. A Carnival Corporation adquiriu da Airtours a outra metade da empresa e passou a ter controlo integral da Costa Crociere. Os navios da frota da Costa voltaram a navegar sob a bandeira italiana, foi anunciada a encomenda de um navio gêmeo do Costa Atlantica e de dois novos navios a serem construídos em Gênova pela Fincantieri.

2001: em junho, com a entrada em serviço do Costa Tropicale, a frota passou a ser constituída por oito navios; em novembro o Costa Riviera deixou as operações.

2002: em abril, Costa Europa passa a integrar a frota Costa Crociere. Nesse mesmo ano, a companhia lança uma nova, criativa campanha publicitária, com um tom irônico, cujo mote "As férias que te faltam" recebe diversos prêmios e reconhecimentos.

2003: em abril, nasceu a Carnival Corporation & plc, o maior grupo de cruzeiros do mundo, do qual também faz parte a Costa Crociere. Em maio, foi inaugurado o Costa Mediterranea, gêmeo do Costa Atlantica. Em novembro, entrou em serviço o Costa Fortuna, o maior navio de passageiros da história italiana, construído pela Fincantieri em Gênova Sestri. Foi inaugurado o Palacrociere, o novo terminal de cruzeiros de Savona, co-financiado e administrado pela companhia.

2004: em janeiro vem anunciada a assinatura de uma carta de intenção com a Fincantieri, para a construção de um novo navio de 114 mil toneladas. O Costa Concórdia, que estará pronto em julho de 2006. Em novembro duas importantes novidades para a empresa: entra em serviço o Costa Magica, gêmeo do Costa Fortuna; Costa Crociere S.p.A. adquire a marca AIDA Cruises, empresa líder em cruzeiros na Alemanha.

2005: em janeiro, a Costa Crociere anuncia a ordem de construção ao Fincantieri para o navio gêmeo do Costa Concordia, nomeado Costa Serena, pronto em maio de 2007, e a transferência prevista para Outubro de 2005 do Costa Tropicale para a marca P&O Australia. Em dezembro foi dada a ordem ao estaleiro Fincantieri Sestri Ponente para a construção de um novo navio, gémeo do Costa Concordia e Costa Serena, que estará pronto na primavera de 2009.

2006: a Costa Crociere anuncia sua expansão na Ásia e no Pacífico. Para o verão de 2006, o Costa Allegra estará posicionado na China e, após o inverno de 2006/2007, 2 navios do grupo, Costa Classica e AIDACara, partirão de Dubai, enquanto o Costa Marina partirá de Singapura. Em junho a Costa formaliza o pedido para o Fincantieri de um novo navio com 92.700 toneladas e a opção de um navio gêmeo, a serem entregues na primavera de 2009 e 2010, respectivamente.

2007: a Costa Crociere torna-se mais e mais internacional com o anúncio , em Fevereiro, de um novo e exclusivo itinerário: cruzeiros à partida das Maurícias no Inverno 2007/2008. A 24 de Abril o Palacruceros entrou ao serviço o novo terminal de cruzeiros em Barcelona, financiado e gerido pela companhia. A 15 de Maio foi entregue o Costa Serena. No dia 17 de Julho a Costa Crociere alcançou um marco histórico na Europa de 1 milhão de hóspedes reservados num ano. A união da Costa Crociere S.p.A e Orizonia Corporaciòn aprovou a criação da marca “Iberocruceros”, pertecendo ao grupo Costa e operando no mercado Espanhol. Em Outubro foi anunciado o pedido para Fincantieri de mais 2 navios da classe do “Concordia”, com 114.500 toneladas.

2008: Costa Crociere celebra 60 anos de história. Foi anunciado o posicionamento de 2 navios no Oriente na primavera de 2009 assim como novos Cruzeiros na América do Norte para o Outono de 2009.

Fonte..:: Costa Cruzeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.