Uma árvore com 20 a 30 m de altura, é usada no paisagismo urbano e ocorre principalmente na floresta pluvial atlântica. A floração se dá entre os meses de setembro-novembro e a frutificação no período de abril-junho. A madeira é de fácil manuseio, própria para confecção de canoas, mastros de navios, vigas para construção civil, assoalhos, marcenaria e carpintaria.

Crédito foto..:: http://www.mudaflorestal.com.br/
O governo imperial reservou para o Estado o monopólio de exploração dessa madeira em 1810 para uso exclusivo na confecção de mastros e vergas de navios, sendo portanto a primeira madeira de lei do país (lei de 7 de janeiro de 1835).
A árvore é bastante ornamental, podendo ser empregada no paisagismo em geral. Os frutos são consumidos por várias espécies da fauna, sendo portanto útil no reflorestamento misto de áreas ciliares degradadas.

Para semear os frutos deve-se colocar, sem nenhum tratamento, em recipientes individuais ou canteiros contendo substrato organo-argiloso, cobrindo-os com mais ou menos 1 cm de substrato peneirado. A emergência ocorre em 40-60 dias e a germinação geralmente é superior a 50%.
Manter as mudas em ambiente semi-sombreado até próximo de serem levadas para plantio no local definitivo (30-40 cm de altura). O desenvolvimento das plantas no campo é moderado.
Fonte..:: Árvores Brasileiras, vol. 1 Harri Lorenzi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...