A Azul Linhas Aéreas anunciou ontem (20/07) a encomenda de 20 aeronave

s ATR 72-600 e opção de compra de mais 20. O acordo com a fabricante francesa é de US$ 850 milhões e os primeiros aviões estão previstos para serem entregues no segundo semestre de 2011. Eles serão configurados com 70 assentos e espaço entre as poltronas de 31 polegadas, o mesmo das aeronaves Embraer que a empresa possui. A previsão é de que a oferta seja ampliada em pelo menos 10%.
De acordo com o presidente-executivo da companhia, Pedro Janot, a compra desses novos modelos tem como objetivo atender cidades menores, que estão em um raio de 800 quilômetros dos hubs já operados pela Azul, como Viracopos, em Campinas e Porto Alegre, por exemplo. "Há muitas cidades menores em desenvolvimento, que já estão demandando esse tipo serviço", disse. "Isso vai reforçar e alimentar, em número de passageiros, os nossos hubs atuais", complementou.
Janot não revelou quais serão as rotas atendidas pelas novas aeronaves, mas disse que todas as cidades em desenvolvimento e que possuem aeroportos em condições em um raio entre 600 e 800 quilômetros dos aeroportos em que a Azul já opera podem receber frequências. "Criciúma (SC) e Passo Fundo (RS) são candidatas, por exemplo", citou.
Segundo o executivo, o "Projeto ATR" não se contrapõe ao "Projeto Em
braer" da companhia. Ele explicou que a intenção é complementar os serviços e rotas da Azul. O vice-presidente técnico operacional da companhia, Miguel Dau, ressaltou que para rotas mais curtas, como as que serão operadas, os turboélices da ATR foram a melhor opção, tanto em termos de tecnologia, como de economia. "Não abandonamos o projeto com a Embraer, nem a nossa estratégia inicial, a intenção é reforçar essa estratégia", afirmou.
Na última semana, a companhia anunciou que aumentou de 76 para 81 o número de aeronaves encomendadas para a Embraer. As cinco aeronaves incluídas no pedido serão entregues ainda em 2010 e a Azul deve fechar o ano com 26 aviões, todas da fabricante brasileira. A previsão inicial era de 21.
ATR 72-600 – De acordo com o vice-presidente de marketing da Azul, Trey Urbahn, a opção pelos ATRs aconteceu devido ao seu baixo custo de operação e manutenção para rotas de curta distância. "O ATR 72-600 tem o menor custo de operação de todos os aviões que analisamos e nos dará a oportunidade de replicar o que temos em Viracopos em outras cidades", acredita. Dau explicou que mesmo sendo um turboélice, os aviões são muito confortáveis. "O nível de ruído é compatível com o de qualquer jato, bem como a vibração", garantiu.
Fonte..:: Mercado e Eventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...