Projeto foi apresentado à população na segunda-feira (28/06) junto com entrega do primeiro CATIS e da lousa digital interativa nas escolas
Democratizar a internet, viabilizando o acesso para todas as idades, espaço e equipamentos para novos internautas e capacitação em informática. Assim é o projeto “Cidade Digital”, lançado na segunda-feira (28/06).
O Centro de Acesso à Tecnologia para Inclusão Social (CATIS, situado na Avenida Ulisses Guimarães, 211 - Jardim Rio Branco) é o primeiro de 36 unidades que o Município oferecerá até o próximo mês. No local, estes dez computadores (serão mais de 500 no total) passam a ser utilizados como uma lan house gratuita à população, além de servir como centro de capacitação digital. O usuário pode usufruir ainda de equipamentos de apoio, como data show e impressora.
O programa inclui ainda 81 lousas digitais que serão utilizadas em todas as unidades educacionais e sinal gratuito de internet para a população, transmitido por torres que garantem cobertura de 100% nos bairros vicentinos.
As lousas digitais foram apresentadas também na segunda-feira (28/06), em uma aula inaugural para professores da rede municipal. O recurso de última geração permite que professores e alunos interajam com a tecnologia de forma lúdica e rica em informações –textos, fotos, vídeos, gráficos, acesso à internet e demais possibilidades. Trata-se de uma tela fina, semelhante ao utilizado por uma grande emissora de TV brasileira para dinamizar os telejornais, que funciona ao simples toque no monitor. No total, 60 mil estudantes matriculados na rede pública de São Vicente estão sendo beneficiados.
Ao mesmo tempo em que as unidades escolares terão esta nova porta para o conhecimento, os lares de todos os bairros de São Vicente poderão ter acesso gratuito à internet sem fio. Até o final de setembro sete torres de transmissão estarão instaladas, completando a cobertura em todo o Município. O sistema permite que mais de 30 mil usuários conectem simultaneamente.
Para obter o benefício, basta ter um computador e, se necessário, providenciar adaptador para este tipo de acesso. O cadastro pode ser feito em uma das unidades tecnológicas, fornecendo carteira de identidade, CPF, endereço e uma foto 3x4. O investimento ainda contou com R$ 570 mil provenientes da Prefeitura, somados aos recursos da emenda parlamentar. As áreas de cobertura recebem placas indicativas, informando que o bairro já conta com a internet gratuita.
A solenidade de lançamento do Cidade Digital contou com as presenças do prefeito Tercio Garcia; presidente da Câmara, Paulo Lacerda; vice-prefeito Rogério Barreto; assessor especial do Ministério da Ciência e Tecnologia, Marcelo de Andrade, dos vereadores Caio França, Gilberto Rampon, José Soares e Pedro Gouvêa; dos secretários municipais Carlos Santiago (Ciência e Tecnologia), Tânia Simões (Educação), Paulo de Souza (Projetos Especiais), Jânio Benith (Governo) e Clóvis Vasconcellos (Imprensa e Comunicação Social); subprefeito da Área Continental, Ulisses Garavatti; presidente da Codesavi, Márcio Papa; a ex-deputada federal Mariângela Duarte, entre outras personalidades.
Para o prefeito Tercio Garcia, São Vicente vive um momento único em sua história através de uma ação que trará melhoria na qualidade de vida da população, uma vez que todos terão acesso à informação. "A um toque no mouse todo o conhecimento acumulado em milênios da história da humanidade estará diante de cada cidadão vicentino. Isto é maravilhoso”.
Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia de São Vicente, Carlos Alberto Santiago, o projeto é essencial para a formação dos estudantes e da população. “O computador é um recurso indispensável hoje em dia. O acesso a internet garante a oportunidade de melhores pesquisas, informações, oportunidades e serviços. Além de tudo, aumenta as chances para o mercado de trabalho”.
Fonte..:: Prefeitura Municipal de São Vicente
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...