Realizado, anualmente, há 28 anos, pelo Worldwatch Institute, o relatório "Estado do Mundo", de 2010, tem versão em português publicada pelo Instituto Akatu e aborda a relação entre a cultura e o consumismo

O Instituto Akatu e o WWI – Worldwatch Institute lançaram, nesta quarta-feira, a versão em português do relatório Estado do Mundo 2010: Transformando Culturas – Do Consumismo à Sustentabilidade, publicado em mais de 30 idiomas. O estudo é produzido, anualmente, há 28 anos, pelo WWI e faz um balanço sobre as principais questões ambientais.
Em evento realizado no Teatro Eva Herz, em São Paulo, o diretor do relatório deste ano, residente em Washington, Eric Assadourian, afirmou, por teleconferência, que será necessário transformar as culturas, se quisermos viver de maneira mais sustentável. Para ele, a cultura normalizou o consumismo e passou a relacionar as noções de bem-estar e felicidade aos produtos que compramos e à quantidade deles que podemos adquirir. Eric diz que o consumo exagerado está nos levando à insegurança ecológica e precisamos aprender a viver com o suficiente. “A cultura é maleável e pode ser mudada intencionalmente”, defendeu.
Entre as informações trazidas pelo relatório está o fato de que já consumimos 30% acima da capacidade de reposição da Terra. “Diariamente, retiramos do planeta, em termos de recursos naturais, o equivalente a 112 prédios do Empire States, que tem 105 andares”, compara o presidente do Instituto Akatu, Hélio Mattar.
Apesar de a eficiência na utilização de materiais ter aumentado cerca de 30%, o uso de recursos naturais aumentou em 50% nas últimas três décadas.
Além disso, cerca de um sexto da população mundial é responsável por quase 80% do que é consumido mundialmente em termos de bens e serviços. Hoje, 5 bilhões de pessoas ainda consomem um décimo do que compra um europeu médio.
O estudo ainda contempla o poder da educação e da mídia como ferramentas de transformação da cultura e aposta que as empresas modificarão seus comportamentos a partir das novas exigências dos consumidores.
A versão do Estado do Mundo 2010 em português está disponível no site do Akatu.
Fonte..:: Planeta Sustentável
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...