Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Filme Antigo Raizes do Brasil II: Santos Bonde 48 Praia e Porto Tramway Brazil


Cenas do filme Raizes do Brasil II, sobre o historiador Sérgio Buarque de Hollanda. Em sua infância, passava férias em Santos, neste trecho do filme são mostradas três cenas na cidade de Santos:

- a praia (provavelmente São Vicente, próximo a Ilha Porchat).

- o Bonde prefixo 48 da Cia. City, com o letreiro ESPECIAL, saindo da Praça dos Andradas, no lado próximo a rua Amador Bueno. Note, à direta da tela, junto a cabine do policial vemos uma parte do prédio da Cadeia Velha. Ao fundo o imponente conjunto da antiga Santa Casa, que ficava nas encostas do Monte Serrat (onde hoje há a subida do elevado sobre o túnel). O prédio foi destruído em um grave desabamento do morro, nos anos 1940, sendo construído o prédio atual, no Jabaquara, e inagurado em 1946.

- a terceira parte do video, vemos a Praça Barão do Rio Branco, no Centro de Santos junto ao Porto: o prédio que vemos em destaque é o do antigo Santos Hotel, que foi inaugurado em 1925. Nos anos 1970 o hotel foi demolido e deu lugar ao moderno edifício do extinto IBC - Instituto Brasileiro do Café, e esse prédio hoje abriga a Justiça Federal.

Provavelmente filmados em ca. 1930. Scenes of the beach of Santos (Brazil), the tramway 48 of the "City of Santos Improvements Company", and the harbour. Probably filmed in ca.1930. (imagens do Canal Brasil).


Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais em Santos e Região

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.