Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 21 de abril de 2010

PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO Vive semana de itensa Programação Cultural

Incorporação de obras ao seu acervo; homenagem ao ex-presidente da Fundação, Nelson Oly Varella; apresentação de companhia de dança de São Paulo e Sarau literomusical são as atrações dos próximos dias.

PINACOTECA RECEBE DOAÇÃO DE OBRAS DE CALIXTO
No próximo dia 28 de abril (quarta-feira), a Pinacoteca Benedicto Calixto recebe convidados para a apresentação de quatro obras doadas à Fundação. O evento, que tem início às 20h00, também homenageia o ex-presidente da Fundação Pinacoteca, Nelson Oly Varella, com o título de “Presidente de Honra” pelos trabalhos prestados à cultura.

Os três óleos sobre tela e um desenho à carvão que levam a assinatura do pintor Benedicto Calixto passam a incorporar o acervo permanente da Pinacoteca, aumentando o número de obras para 56. As telas “Retrato de Maria Temporal Mendonça” (1891) e “Retrato de Trajano Alípio de Carvalho Mendonça” (1891) foram doados por Paulo Cesar Carvalho de Mendonça. “Revoada de Maio” (1890), por Eurico Ribeiro Mendonça e “Desenho de Figura Religiosa” (s/ data), por Bechara Elias Bechara.

A partir do dia 29 de abril as quatro obras estarão expostas para visitação pública. Para o evento do dia 28 de abril, quando serão apresentadas a convidados, a Pinacoteca fica aberta até às 24h00 e disponibiliza seu estacionamento gratuitamente.

Serviço
Evento: Apresentação de quatro obras de Benedicto Calixto doadas à Pinacoteca e Homenagem ao ex-presidente da Fundação, Nelson Oly Varella
Data: 28 de abril de 2010 (quarta-feira)
Horário: 20h00
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto
Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos/SP
Estacionamento gratuito: Av. Epitácio Pessoa, 100 – fundos da Pinacoteca


HILDA HILST: 80 ANOS DE POESIA E PAIXÃO

Hilda Hirst, considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX, faria 80 anos nesta quarta-feira, 21 de abril. Em sua homenagem os salões da Pinacoteca Benedicto Calixto serão abertos no dia 1º de maio, a partir das 16h00, para uma tarde de leitura e música.

Durante o evento, o escritor e crítico literário Flávio Viegas Amoreira fará uma apresentação de poemas, textos e cartas assinados pela autora, acompanhado pelo pianista e compositor Tarso Ramos. A programação conta, ainda, com participações especiais do grupo Percutindo Mundos e do jornalista Alessandro Atanes.

Sobre Hilda Hilst:
A escritora paulista nasceu em Jaú, em 21 de abril de 1930 e faleceu em Campinas, em 4 de fevereiro de 2004. Cursou Direito na Universidade de São Paulo e escreveu por quase 50 anos, tendo sido agraciada com os mais importantes prêmios literários do Brasil. Em 1962, recebeu o PEN Clube de São Paulo, por Sete Cantos do Poeta para o Anjo e, em 1969, a peça O Verdugo arrebatou o Prêmio Anchieta, um dos mais importantes do país na época.

Polêmica na vida e intensa na arte, Hilda Hirst escreveu sobre assuntos socialmente controversos como o lesbianismo, a homossexualidade e a pedofilia, alegando que o seu trabalho queria retratar a difícil relação entre Deus e o homem. Foi traduzida para o inglês, espanhol, alemão e italiano e, hoje, o seu arquivo pessoal encontra-se a disposição de pesquisadores do mundo todo no Centro de Documentação Alexandre Eulálio, da UNICAMP.

Serviço:
Evento – Hilda Hirst: 80 anos de poesia e paixão
Local – Pinacoteca Benedicto Calixto - Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos
Horário – 16h00
Entrada franca

(evento_programação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Blog Caiçara é Vencedor do Prêmio Top Blog

Blog Caiçara é Vencedor do Prêmio Top Blog
BLOG CAIÇARA é o VENCEDOR do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.