
Os anos se passaram, o trem recebeu motor na década de 80, mas o charme da atração continuou. De acordo com Rafael Oliva, proprietário do trem desde 1992, cerca de 500 crianças participam do passeio durante o final de semana.
E ao longo da história, o já tradicional trem passou por diversas modificações. Maria fumaça, caravela e até acentos com volantes para as crianças fizeram parte da atração. “O passeio começou na Praça sob o comando do senhor Geraldo, que é muito conhecido aqui na Cidade. Ele permaneceu até o início da década de 90, quando eu e meu pai adquirimos o trem.
Em 1999, a pedido do prefeito Márcio França, montamos um trem em forma de caravela e foi o maior sucesso”, conta.
Outra curiosidade que envolve a atração é o sucesso entre os adultos. Apesar do trem ser destinado prioritamente às crianças, os mais velhos costumam participar do passeio regularmente. “Os adultos acompanham os seus filhos e acabam gostando da atração. De qualquer forma, temos um supervisor que vai ao lado das crianças, caso os pequenos estejam sozinhos”, conta.
Oliva ressalta ainda o sucesso que o trem faz com as famílias ao longo dos anos. “Muitos trazem seus filhos e os netos, quando se tornam avôs. O tremzinho é um passeio que atravessa gerações”, afirma.“Durante os finais de semana, algumas pessoas trazem fotos de passeios feitos na década de 80 e 90, relembrando conosco aquela época da atração. Isso é muito bacana”, completa.
Além disso, o trem chama a atenção de turistas. Oliva conta que o veículo recebe atenção especial de pessoas de diversas partes do Brasil. “Já recebemos crianças de toda parte do País por aqui. O turista adora fotografar o trem e já vi alguns até filmando todo passeio”, conta.
O “Trenzinho do Vovô Oliva” custa R$ 3,00 e o trajeto é composto por duas voltas pela Praça 22 de Janeiro. A atração funciona aos sábados, domingos e feriados, das 14h à meia-noite.
Para o Carnaval 2010 São Vicente, o trenzinho receberá iluminação e contará com dois personagens infantis para animar a criançada durante o passeio.
Fonte..:: Jornal Vicentino
Quero saber porque o trenzinho passa por dentro da praça onde se localiza uma feira artesanal aos domingos, podendo atropelar principalmente as crianças que ali brincam sem se preocupar com a chegada de um veículo motorizado (o trenzinho). Porque ele não faz o trajeto pelas laterais, como ele fazia antes da feira aparecer??! Que resposta! vera-suze@hotmail.com
ResponderExcluir