Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Museu Paulista e ou Museu do Ipiranga - Vc conhece?

Por..:: Carolina Robortella

São Paulo, 7 de setembro de 1822. É, todos sabemos que este foi o dia da Independência do Brasil. Mas não imaginamos o que tem por trás de toda esta historia, e o que aconteceu nos anos anteriores e posteriores a este acontecimento. O Museu do Ipiranga é um passeio imprescindível para quem quer saber um pouco mais sobre este período da nossa história.


Já chama atenção quando é visto de longe… fica no alto do Parque da Independência, uma construção colossal, que chama muito a atenção de qualquer um que passe por ali. A primeira pergunta que agente se faz é: quem morou aqui? Porque normalmente, estas grandes construções foram moradias da nobreza da época. Pois então, descobri algo muito curioso: ninguém morou ali. Aquele museu foi construído em 1895 já para ser um museu em comemoração à Independência do Brasil. Pois ali, logo abaixo, podemos ver um pequeno riacho chamado Ipiranga, onde, dizem os livros didáticos (mas há controvérsias) D. Pedro I proclamou a Independência.

Dá para entender porque o museu tem o nome também de Museu Paulista. Pois ali é possível saber não apenas sobre a historia do Brasil e o que acontecia na época do descobrimento e seus principais personagens, mas também o que aconteceu no estado de São Paulo nos 100 anos seguintes.

O crescimento muito rápido da população gerou grandes problemas de saúde em várias cidades do estado, e doenças como lepra começavam a aparecer, e muitos morreram por isso. Interessante é estudar ao mesmo tempo a historia da cidade de Santos, pois justamente por causa destas doenças é que os famosos canais da cidade foram criados por Saturnino de Brito, para que o esgoto fosse melhor direcionado. Os problemas com higiene eram realmente muito grandes naquela época e, voltando ao Museu do Ipiranga, podemos ver muito sobre essa preocupação no começo do século 20. Ali, podemos ver os transportes utilizados na época para fazer a limpeza e esterilização das cidades. Conta também a historia dos Bombeiros, um prato cheio pra quem gosta do tema.

Para quem gosta de estudar os costumes de uma época para entender o presente (como a pessoa que vos escreve rsrs), tem exposições de materiais, roupas, louças, e todos os tipos de objetos usados pelos paulistanos durante muitos anos. Já vou dizendo, quando você for ao Museu, tire um dia para ve-lo com calma, pois algumas horas não são suficientes! É realmente muita coisa legal para ver.

Imagem..:: Independencia ou Morte! - Wikipedia.com
Sem falar no ponto principal do Museu: O Salão Nobre, onde fica o famoso quadro feito por Pedro Américo, chamado Independência ou Morte!. Realmente GRANDE. Minha vó me dizia que quando eu fosse ao Museu eu ia ver o quadro que era impossível de ver de perto. Ali eu entendi o que ela queria dizer. Realmente, é tão imenso que para entende-lo é preciso ficar a muitos metros de distancia. O mais interessante é pensar que aquele salão foi feito pensando neste quadro… tudo ali foi meramente calculado e pensado antes de ser construído. E neste salão não ha apenas este, mas outros quadros interessantes que mostram as discussões com Portugal na época.

Outro ponto muito interessante é a sala onde fica uma maquete imensa do prédio do museu, dá para ver como ele seria inicialmente e como realmente é… muitas mudanças deveriam ser feitas para que ele ficasse igual ao original… mas mesmo assim, é muito impressionante. E, claro né, em se tratando de Brasil, dá pra saber também que nem tudo veio de dinheiro limpo… ê Brasilzão.

Com roubalheira ou não, vale a pena conhecer. E se tiver um tempinho, dê uma volta pelo parque e dessa até o monumento à independência, e olhe à sua direita… ali tem uma casinha branca, com nome hoje de Casa do Grito. Ela está ali porque foi pintada no por Pedro Américo em seu quadro, dizem que ela estava ali quando D. Pedro I deu o famoso grito, mas historiadores dizem que não. Segundo eles, a casinha estava ali apenas quando o quadro foi pintado, em 1888.

O Monumento à Independência, além de ser também imenso, não é apenas aquilo que se vê por fora. Dentro dele é possivel ver uma exposição sobre o processo de Independência, os vários mapas do Brasil ao longo dos séculos, e, indo mais abaixo, estão os restos mortais de D. Pedro.

Enfim, um passeio para um dia inteiro. O Museu fica a 20 minutos de ônibus da estação Alto do Ipiranga. No site tem mais informações de ônibus, horários e dias de funcionamento. http://www.mp.usp.br/


Fonte..:: Radares

(fatos_históricos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.