Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Matrícula para projeto Tripulantes do Futuro - Capacitação Cruzeiros Marítimos

A confirmação da inscrição por parte dos selecionados para o projeto Tripulantes do Futuro 2010 acontece nesta terça-feira (02/02) na Área Continental (Rua Maria José Gonçalves, 326, Jardim Rio Branco) e quinta-feira (4 de fevereiro) na Área Insular (Rua Benedicto Calixto, 205, Boa Vista). O resultado foi divulgado neste sábado (30/01), pela manhã, no Parque Ipupiara (Praça 22 de Janeiro, Biquinha).

A lista dos aprovados que poderão fazer o curso de qualificação, oferecido pela Prefeitura de São Vicente, para trabalhar em cruzeiros marítimos e turísticos em geral, também foi publicada no Jornal Vicentino e pode ser acessada no site da Prefeitura (www.saovicente.sp.gov.br). Este ano, são 300 vagas oferecidas, sendo 150 para a unidade da Área Insular e 150 para a da Área Continental.

As aulas começam em 22 de fevereiro na Área Continental e 26 de fevereiro na Área Insular, com a disciplina Inglês. Com 20 anos, Lourdes Teixeira Barbosa de Araújo também vai cursar o Tripuilantes 2010. Ela diz se identificar com a área de Turismo, que considera bem ampla. A ideia dela é seguir carreira e acredita que o projeto vai abrir as portas para entrar no mercado.

Outra aprovada é Sônia Arão Santos da Silva, de 29 anos, que reside no Parque das Bandeiras (Área Continental), e tem um filho de 5 anos. Vai fazer o Triuplantes com a intenção de dar um bom futuro para o pequeno.

Já Camile Larissa da Silva, de 23 anos, moradora do Japuí e formada pela última turma do projeto, embarcou no domingo (31 de janeiro) pela empresa Royal Caribbean. Seu primeiro destino é Argentina, Uruguai e Rio de Janeiro. Depois, ela segue para a Europa. "Graças ao Projeto Tripulantes do Futuro posso ter a expectativa de ganhar um bom dinheiro e trabalhar bastante para isso. Quero crescer profissional e pessoalmente".

Para participar é necessário ter de 18 a 29 anos, morar em São Vicente, fazer parte de algum projeto social, como o Bolsa Família, ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio e ter perfil adequado a esse mercado.

Uma palestra de apresentação foi realizada dia 17 de janeiro, no Centro de Convenções (Rua Capitão Luis Pimenta, 811, Parque Bitaru). Já de 18 a 21 de janeiro, na sede do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (Rua Benedicto Calixto, 205, Boa Vista), foram feitas entrevistas com os participantes da palestra para uma triagem.

HISTÓRICO - O projeto, inédito no País, nasceu em julho de 2008 graças a uma parceria da MSC Cruzeiros do Brasil com a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Assistência Social e apoio do Fundo Social de Solidariedade. Desde então, cerca de 300 jovens já embarcaram para trabalhar a bordo de navios que operam tanto na costa brasileira como no mediterrâneo e outros roteiros no exterior.

O curso, que dura seis meses, inclui disciplinas como marketing pessoal, inglês de bordo, camareira, garçom, recreação, bartender. Mais que capacitá-los para o mercado de cruzeiros marítimos, o projeto os qualifica para atuar nos diversos ramos da atividade turística, como hotéis, quiosques, restaurantes, eventos e outros. “Os cursos representam a abertura de janelas para o mundo aos jovens vindos das áreas mais carentes de São Vicente”, lembrou a secretária de Assistência Social, Marcia Garcia, idealizadora e realizadora do projeto.

Para o coordenador técnico do Tripulantes, Fabrício Britto, da Escola Fatto, as perspectivas são as melhores, especialmente agora que o projeto conquistou outra parceria muito importante, a da Royal Caribbean Internacional, que já selecionou jovens do Tripulantes para trabalhar em seus transatânticos em 2010.

Já o prefeito Tercio Garcia lembra que São Vicente tem projetos, desde as creches, quando a criança entra ainda bebê, até os 29 anos, com o Tripulantes, sendo que entre o primeiro e o último existem os Centros Educacionais e Recreativos (CERs), o Jepom, as escolinhas de esportes, as oficinas culturas, os Centros de Capacitação Profissionais e a enorme rede escolar, com 60 mil alunos. “São Vicente, com 110 mil jovens entre sua população de 330 mil habitantes, precisa destas iniciativas para construir gerações cada vez mais capacitadas e felizes”, concluiu.

Fonte..:: Prefeitura São Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.