Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 28 de março de 2024

A Cadeia Produtiva do Turismo: Operadoras de Turismo x Agências de Turismo x Agências de Receptivo Turístico

Por..:: Renato Marchesini

De modo geral, a Cadeia Produtiva do Turismo é o conjunto de produtos e serviços que atuam para que a viagem aconteça, beneficiando o turista, a localidade e os empreendimentos envolvidos. 


Dentro da cadeia do turismo, a viagem é dividida em três momentos: 

  • Organização
  • Venda
  • Recepção do turista no destino. 

A divisão permite que os empreendimentos envolvidos foquem na sua função, contatando os fornecedores necessários de cada categoria, gerando uma proteção em cada etapa.

A operadora de turismo participa do primeiro momento da viagem: a organização. São as operadoras que executam o planejamento e a criação dos pacotes de serviços comercializados pelas agências de viagem. Elas realizam parcerias com meios de hospedagem, companhias aéreas, equipamentos turísticos, entre outros, com intuito de criar pacotes turísticos. A função vital da operadora é apenas a criação do pacote, enquanto a comercialização fica a mando das agências de viagem. 

As agências, em parceria com as operadoras, promovem os pacotes turísticos e realizam as vendas, criando laços com os clientes. Além disso, também atuam como intermédio para construção de pacotes personalizados. 

Já o receptivo turístico é o serviço responsável por atender aos turistas diretamente no destino final, facilitando sua locomoção na localidade. A agência de turismo receptivo é o toque final de cuidado na organização da viagem do turista. Os receptivos são agências da localidade, que realizam o transfer, acompanham nos passeios (com guias credenciados), oferecem serviços especializados e fornecem informações locais com precisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.