Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Um olhar sobre a História e a Arte no Cemitério da Saudade em Campinas SP

Passeio guiado pelo Cemitério das Saudade percorre obras de arte e história de personalidades de Campinas

Fotos – créditos: Josemar Antônio Giorgetti/divulgação.

Dando continuidade à série “Monumentos de Campinas”, o projeto “Revisitando o Brasil” promove junto à plataforma de turismo receptivo Próximo Passeio, um tour no Cemitério da Saudade, em Campinas, no domingo, dia 3 de setembro, a partir das 8h30. As vagas são limitadas.

O passeio “Mausoléus do Cemitério da Saudade: Obras de arte e personalidades da história de Campinas”, que será conduzido pelo historiador Josemar Antônio Giorgetti, vai percorrer as obras que fazem parte do espaço, além de promover uma reflexão sobre a sociedade campineira em toda sua complexidade socioeconômica e cultural.

De valor histórico, artístico e arquitetônico, o Cemitério da Saudade é um verdadeiro museu a céu aberto. Por isso, foi tombado como patrimônio cultural da cidade de Campinas em novembro de 2003. Guardando bem mais que um período da história tumular, abriga vítimas de epidemias, barões, baronesas, monarquistas republicanos, políticos, médicos, juristas e outras personalidades, além dos personagens conhecidos como milagreiros: Maria Jandira, os três anjinhos e o Escravo Toninho, da lenda urbana do “boi falô”.

O recorte histórico do passeio aborda um período de desenvolvimento, a partir da segunda metade do século XIX e início do XX, com a economia cafeeira e, consequentemente, a indústria que se derivou a partir dessa riqueza.

A atividade se inicia com uma apresentação do cemitério, fatos históricos e contextualização


da época, e detalhes como a diferença de classes, do cemitério de mármores brancos até os ladrilhos de caquinhos: o cemitério como retrato da sociedade da época.

Em seguida, os visitantes irão localizar os períodos da história em relação às obras de arte. Quem eram as marmorarias que mais produziam na cidade, os artistas mais profícuos em determinadas épocas, a importação de esculturas de Pietrasanta, na Itália, a chegada do modernismo brasileiro, abrangendo o final do século XIX até meados do século XX.

Para encerrar, haverá um bate-papo com opiniões e contribuições do grupo sobre a necessidade de preservação das obras de arte.

..:: Serviço: 

Passeio “Mausoléus do Cemitério da Saudade: Obras de arte e personalidades da história de

Campinas”

Local: ponto de encontro na portaria do Cemitério da Saudade


Fonte..::  Campinas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.