Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Turismo Santos SP: Curiosidades Históricas e Religiosas de Santos SP

..:: Santuário do Valongo

Umas das primeiras igrejas do País e o segundo conjunto mais antigo de Santos. Em estilo barroco, possui paredes revestidas por murais de azulejos dos anos 1930 e, no altar-mor, um dos poucos tronos rotativos no Brasil, com a Santíssima Trindade de um lado e, do outro, o ostensório para a Adoração Perpétua.


Anexa à igreja, encontra-se a Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, de 1691, onde está exposta uma imagem de São Francisco em estilo barroco e tamanho real, orando diante de um Cristo Místico de Seis Asas.

Os Santistas atribuem ao Santo Antônio do Valongo o milagre de impedir, em meados do século XIV a demolição da Igreja (1640) que leva o seu nome para a construção da estação da São Paulo Railway, a primeira do Estado de São Paulo. Em 1859, o imóvel foi vendido para a construção da estação da estrada de ferro Santos-Jundiaí, só o mosteiro da igreja foi demolida para construir a estação, a igreja se salvou pois não houve operário ou força capaz de retirar a imagem de Santo Antônio do altar, fato que foi considerado milagre e impediu o desaparecimento da igreja, elevada a santuário em 1987.

De grande riqueza arquitetônica e história marcada por um milagre, o Santuário de Santo Antônio do Valongo, de 1640, é o local de parada para visitação.

 

..:: Santa Catarina de Alexandria

A imagem de Santa Catarina de Alexandria, trazida a Santos por volta de 1540, pelo casal Luiz de Góes e Catarina de Aguillar fica na primeira capela que existiu em Santos. Em 1591, a capela foi parcialmente destruída e a imagem lançada ao mar pelos corsários de Thomas Cavendish e, após 72 anos depois, em 1663, a santa foi encontrada casualmente em uma rede e recolhida por escravos, durante uma pescaria.

Por iniciativa do Padre Alexandre de Gusmão e com a ajuda do povo, a capela foi reedificada, desta vez no alto do Outeiro. No século XIX, a capela foi demolida para a abertura da Rua Santa Catarina, hoje Visconde do Rio Branco

A imagem de Santa Catarina de Alexandria, é o objeto mais antigo ainda existente na cidade. A peça de madeira, de aproximadamente 90 cm de altura, faz parte do acervo do Museu de Arte Sacra de Santos. 

 

..:: A Padroeira Nossa Senhora de Monte Serrat


A Padroeira e sua imensa devoção deu-se após 1615 quando da invasão de Santos por corsários holandeses. Para se abrigar os fiéis, crianças e mães subiram o morro para se abrigarem no interior da igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat, em meio aos choros e oração e pedidos de proteção a Santa. Em meio ao ataque e subida dos invasores ocorreu no momento como por milagre um grande deslizamento de terra, que impediu o ataque e soterrou a maioria deles. Deu-se aí o Milagre de Nossa Senhora do Monte Serrat.




Para Roteiros de Turismo em Santos e Região

WWW.R9TURISMO.COM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.