Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 19 de maio de 2020

Fruta da Mata Atlântica: Araçá

O araçá é uma fruta que possui espécies variadas. O nome vem do tupi e significa “planta que tem olhos”, por causa de suas sépalas, que dão a aparência de um olho. 


O araçá é do gênero Psidium, que é o mesmo da goiaba. As espécies mais comuns são Psidium guineense e Psidium cattleianum, da família Mirtacea. É uma planta arbustiva, cujo fruto tem o sabor bem parecido com o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e com perfume mais marcante.

Existem diversas espécies de araçá, sendo as mais comuns o araçá-vermelho, o araçá-de-cora, o araçá-de-praia, o araçá-do-campo, o araçá-do-mato, o araçá-pera, o araçá-rosa e o araçá-piranga.



Possui plantas produtoras de frutos amarelos e vermelhos, ambos comestíveis e que podem ser utilizados para polpa e preparo de sucos, geleias e sorvetes. Em geral, os vermelhos têm sabor mais ácido e mais doce, embora a doçura seja menos perceptível devido à acidez um pouco mais elevada do que nos amarelos.


O araçá pode ser utilizado para a recuperação de áreas degradadas, pois tem crescimento rápido e atrai a fauna. Sua frutificação ocorre na primavera e no verão. O óleo retirado de suas folhas é empregado como antidiarreico e antibiótico, por apresentar forte atividade contra bactérias. Suas raízes são utilizadas como diuréticas e antidiarreicas.


Para Roteiros de Ecoturismo na Mata Atlântica no Litoral de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Blog Caiçara é Vencedor do Prêmio Top Blog

Blog Caiçara é Vencedor do Prêmio Top Blog
BLOG CAIÇARA é o VENCEDOR do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.