Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 8 de abril de 2020

História da Casa da Bananada Itanhaém SP: Local é ponto turístico na cidade

Por..:: Renato Marchesini

Para quem pensa que é somente a beleza natural que atrai os turistas para conhecer Itanhaém, engana-se. Pessoas de diversos lugares do Brasil e até mesmo só exterior já foram para o município com o objetivo de conhecer e se deleitar com os deliciosos doces de banana feitos na tradicional fábrica “Banana Itanhaém”.

A fábrica foi fundada em 1930 pela Sra. Luiza Thereza Forssel, na época existia enorme produção de banana no então município de Itanhaém que abrangia os atuais municípios de Itariri, Peruíbe e Mongaguá, foi a primeira fábrica de derivados de banana na cidade, fabricava doces de banana e banana passa que fizeram grande sucesso na época, sendo os produtos exportados até para a Suécia.

Placa de Inauguração Casa da Bananada Itanhaém SP. 

A fábrica era muito valorizada pois era um lugar gerador de empregos para as pessoas. Os doces na época eram feitos em grandes panelas, com colheres de madeira e que segundo Harry Forssell ex. prefeito de Itanhaém, o segredo e qualidade e o “ponto exato” conhecido com maestria Luiza Thereza Forssel. Após chegou o gerador de energia, que modernizou um pouco o trabalho.

Anos depois ela venderia o empreendimento ao senhor Ivahy Saraiva.

É importante lembrar, que Itanhaém já foi a terra da banana. Entre das décadas de 30 e 40, o município foi o maior exportadora de banana do mundo, contribuindo significativamente para a economia da cidade.

O casal de imigrantes vindos da Europa Risto Dobrevski e Zarfina que era conhecida como Baba, se estabeleceram em Itanhaém, adquiriram a fábrica (terceiros proprietários) e a Sorveteria Kapilé que fica ao lado em 1967.

Foto Antiga Casa da Bananada Itanhaém SP: Registro de João Rosendo, o popular Caju, da coleção do sobrinho Jose Luiz.  E via Imagem Memória Itanhaém. 

Tiveram três filhos: Bosko, residente em Mongaguá, Ljubco, residente em Peruíbe e Svetlana Dobrevska Cvetanoska, cidadã Itanhaense que desde criança acompanha toda esta história herdou dos pais a responsabilidade de manter viva a tradição.

Cuidar do empreendimento é uma espécie de hobby, já que a proprietária é uma profissional de múltiplas funções. “Sou advogada, comerciante e corretora de imóveis. É um comércio que está na Cidade há muitos anos. Gostaria de perpetuar a história com o auxílio dos meus filhos, mas acho que eles não querem”, conta Svetlana. Ela explica que tudo é artesanal. “Muitas pessoas vêm à loja e recordam como era antigamente, o piso é o mesmo, os móveis são os mesmos” e “tenho colaboradores que estão comigo há muitos anos”.

Loja Casa da Bananada Itanhaém SP.

Pisos Casa da Bananada Itanhaém SP.

Talvez o segredo e tradição possa ser explicado por diversos motivos, e um deles é o carinho dos colaboradores que dedicam parte de suas vidas à fábrica. Para se ter uma ideia, o funcionário Leonildo de Almeida Ferreira trabalha no local a mais de 35 anos. O senhor Nicolau Pedroso, tem um pouco mais de história para contar, pois ele faz parte de quadro de colaboradores há mais de 65 anos e ele começou a trabalhar na fábrica com 14 anos de idade. Marlene Manoel do Nascimento, de 52 anos, está aí para atestar e garantir a qualidade dos produtos. Ela trabalha há mais de 20 anos na produção dos doces, entre eles, banana com chocolate, geleia de banana, chips de banana. “A estrela dos doces é a fruta, sempre. Este trabalho é minha vida. Tanto tempo que não me imagino fazendo outra coisa. Temos uma rotina, isto é, uma escala de serviços. Aqui, formamos uma família!”. 

Outro motivo que pode explicar o sucesso de fábrica por tanto tempo: os doces são feitos artesanalmente, desde o preparo inicial até a finalização, quando são embalados. Por não conterem conservantes, os produtos são preparados semanalmente, e isto faz com que estejam sempre frescos, prezando a qualidade.

A matéria-prima utilizada para a produção dos doces é a banana nanica, pois ela é a banana mais doce, requisito indispensável para ter o resultado esperado. Para dar conta de tanto doce, a família possuí seu próprio bananal, um espaço com cinco hectares de terras que é responsável por todo o abastecimento da fábrica.

A tradicional fábrica atrai turistas de diferentes partes para experimentar os deliciosos doces de banana e ouvir histórias. 

  Grupo de Turismo com Renato Marchesini.

Grupo de Turismo com Renato Marchesini.

Quem conheceu a Banana Itanhaém sabe: é impossível ir até lá e sair sem comprar algo, pois o ambiente cheira a doce de banana, despertando o apetite até dos menos apaixonados por doces. A variedade dos produtos é grande, o que faz com que fiquemos em dúvida na hora de escolher. 

Banana seca: preparado em um forno a lenha especial. Neste processo, a banana perde 90% de sua água, mas conserva todos os nutrientes; 
Banana tradicional: feita com banana e açúcar; 
Banana cascão: produzida com banana e pedaços de banana seca; 
Geleia de banana: produzidas com bananas bem maduras e cozida no tacho a vapor; 
Rosquinha de banana: feita com farinha, leite, açúcar, fermento e doce de banana; 
Banana cristalizada; 
Doce de banana com chocolate; 
Banana passa: bananinha natural (se açúcar);
A famosa bala de banana. 
Sabe qual é o doce preferido das crianças? Bananinha com chocolate!
E tem o chips de banana doce e banana salgada. 



 A casa das bananadas atende até os dias atuais os turistas e moradores da cidade com os deliciosos e tradicionais doces de banana e atualmente com uma grande variedade de produtos. 

A fábrica “Bananada Itanhaém” funciona de segunda a segunda, está localizada na Rua Cesário Bastos, 1, no Centro. O telefone para o contato é o (13) 3422-1235.


..:: Referências Bibliográficas
 - Livro Itanhaém História e Estórias, escrito por José Carlos Só.
- Imagem Memória Itanhaém, de Osmar Lima. 


Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais em Itanhaém e Região


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.